Expansão de modais

Transpetro abre licitação para barcaças e empurradores

Licitação faz parte da estratégia de entrar no modal logístico de navegação interior; previsão de início da operação é em 2026

Navio petroleiro Sestrea, da frota da Transpetro (Foto Divulgação)
Navio petroleiro Sestrea, da frota da Transpetro | Foto Divulgação

BELO HORIZONTE — A Transpetro abriu, nesta segunda-feira (20/10), licitação pública para a aquisição de 18 barcaças e 18 empurradores, com previsão de entrada em operação em 2026. 

Dez barcaças terão capacidade de três mil toneladas de porte bruto (TPB) e oito terão capacidade de duas mil toneladas de TPB. 

O edital é dividido em seis lotes. Três são para contratação das barcaças e outros três para contratação de empurradores. As barcaças devem permitir o transporte de um ou mais derivados de petróleo e incorporar tecnologias modernas.

Segundo a companhia, a encomenda faz parte da estratégia da companhia de entrada no modal logístico de navegação interior para o transporte de combustíveis nos principais portos da costa brasileira. 

“A Transpetro segue o compromisso de oferecer demandas perenes para a indústria naval brasileira. Nossa entrada no modal de navegação interior amplia e robustece a capacidade das nossas operações, com atuação em toda a costa brasileira”, disse o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, em nota.

“Com isso, a Transpetro oferece novas soluções logísticas aos mais de 170 clientes da companhia”, completou.

De acordo com o diretor de Dutos e Terminais da estatal, Márcio Guimarães, o plano da empresa é incrementar a infraestrutura já existente com novas soluções de transporte, a fim de ampliar a capacidade de atendimento.

“Nós seremos um grande player nesse modal”, disse, em nota.

A licitação está aberta até 5 de dezembro e permitirá a participação de empresas nacionais que atendam aos critérios técnicos e econômicos estabelecidos no edital. Interessados podem se inscrever aqui.

A companhia realizou a primeira licitação para aquisição de barcaças em maio deste ano, marcando a entrada da subsidiária da Petrobras neste modal logístico.

O edital incluía quatro novas barcaças de três mil toneladas de transporte bruto, quatro empurradores e um rebocador.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias