Geopolítica

Silveira: Brasil avaliará, no médio prazo, se Venezuela impactará mercado de petróleo

Ministro foi questionado sobre possibilidade da Petrobras antecipar a produção, antevendo mudanças no setor

Ministro Alexandre Silveira durante abertura do Seminário sobre Mineração e Transformação Mineral e Minerais Estratégicos para a Transição Energética, em 21 de fevereiro de 2024 (Foto Ricardo Botelho/MME)
Seminário sobre Mineração e Transformação Mineral e Minerais Estratégicos para a Transição Energética (Foto Ricardo Botelho/MME)

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD), disse nesta quinta-feira (8/1), que o Brasil precisará avaliar no médio prazo como o eventual controle dos Estados Unidos sobre a produção de petróleo da Venezuela pode impactar o mercado brasileiro.

Ele foi questionado sobre a possibilidade de a Petrobras antecipar a produção, por exemplo, antevendo a reconfiguração nesse setor após a situação geopolítica.

“Neste primeiro momento, é uma questão geopolítica. A médio prazo, é claro que vai ter que ser avaliado com pragmatismo, com clareza. A curto prazo, não há nenhum impacto, seguimos a vida do desenvolvimento nacional”, disse Silveira, em rápida interação com a imprensa durante evento no Planalto.

Há especulação sobre a possibilidade de o governo norte-americano controlar as vendas futuras de petróleo venezuelano e manter os rendimentos em contas nos EUA.

O presidente dos EUA, Donald Trump, já disse que a Venezuela comprará apenas produtos feitos em território americano com o dinheiro recebido em acordo para petróleo.

Por Renan Monteiro

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias