Petrobras vence chamada pública feita pela ES Gás

Petrobras vence chamada pública feita pela ES Gás

A Petrobras foi a única empresa a conseguir atender todas as exigências de fornecimento e vendeu a chamada pública para fornecimento de gás natural para a ES Gás, estatal responsável pela distribuição de gás no Espírito Santo. A empresa vai manter as atuais condições de fornecimento de 1.590 mil m³/dia durante todo o ano de 2021, um contrato avaliado em R$ 772 milhões.

A ES Gás – que recebeu sete propostas na chamada pública – avalia alternativas para suprimento a partir de janeiro de 2022. o diretor-presidente da ES Gás, Heber Resende, esperava mais concorrência na chamada pública.

“A Petrobras, como agente dominante da comercialização de gás natural no Brasil, informou que as condições ofertadas são as mesmas praticadas junto às demais concessionárias distribuidoras estaduais de gás canalizado que adquirem gás natural produzido no Brasil’, explicou.

Em agosto, logo após a ES Gás ter assinado o novo contrato de concessão com o governo do Espírito Santo, Resende conversou ao vivo com a agência epbr.

[sc name=”youtube” id=”jT6AqGkR3Ts” ]

Novas chamadas públicas

A ES Gás não é a única distribuidora que está busca suprimento de gás natural. MSGÁS, GasBrasiliano, Compagás, SCGÁS e Sulgás anunciaram nesta sexta (18) que lancarão em março de 2021 uma nova chamada pública para mais de 6 milhões de m³/dia.

As distribuidoras de gás natural projetam potencial firme de contratação para o período 2022/2023 de até 3,5 milhões de m³/dia, com o objetivo de complementar os volumes parcialmente já contratados pelas empresas para atendimento de seus mercados no período em questão.

[sc name=”newsletter” ]