Alta na produção

Petrobras tem recorde nas exportações de petróleo com 1 milhão de barris/dia

Na média do ano passado, as exportações também bateram o recorde anual, com 765 milhões de barris/dia

Petrobras tem recorde nas exportações de petróleo com 1 milhão de barris/dia

As exportações de petróleo da Petrobras registraram um recorde trimestral de 1 milhão de barris/dia no quarto trimestre de 2025. Na média do ano passado, as exportações também bateram o recorde anual, com 765 milhões de barris/dia, divulgou a estatal no Relatório de Produção e Vendas na terça-feira (10/2).

Segundo a companhia, os números refletem “a elevada produção, a eficiência logística no alívio das plataformas, além do trabalho contínuo de desenvolvimento de mercados”.

Em 2025, a produção da companhia foi de 2,99 milhões de barris de óleo equivalente por dia(boe/dia) , com crescimento de 11% em relação à produção de 2024. O resultado superou em 2,8 p.p. o limite superior da meta prevista para o ano. Os dados já haviam sido antecipados em janeiro.

A produção comercial de óleo e gás natural, por sua vez, alcançou 2,62 milhões de boe/dida, superando em 0,9 p.p. o limite superior da meta projetada.

De acordo com a companhia, o aumento da produção foi influenciada por fatores como o menor volume de perdas com paradas para manutenções na Bacia de Campos; a maior eficiência operacional, principalmente em plataformas da Bacia de Santos; e o aumento da capacidade de produção dos FPSOs Almirante Tamandaré e Marechal Duque de Caxias.

Além disso, houve maior produção de Líquido de Gás Natural (LGN) devido ao aumento de eficiência da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Complexo de Energias Boaventura/ Rota 3.

O fator de utilização das refinarias da Petrobras atingiu a média de 91% no ano de 2025.

Já a comercialização de derivados no mercado interno chegou a 1.747 mil barris/dia no ano, alta de 1,6% ante 2024.

O resultado foi impulsionado pelo desempenho do diesel, gasolina e querosene de aviação (QAV), que responderam por 74% das vendas. 

“Mesmo em um cenário de preços mais baixos, entregamos recordes de produção, superamos nossos guidances e reforçamos a resiliência do E&P, sempre com a segurança como valor inegociável”, disse a diretora da Exploração e Produção, Sylvia Anjos.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias