Cooperação

Petrobras fecha acordos com estatais indianas para cooperação em energia

Com memorandos assinados na Índia, estatal brasileira amplia parcerias em exploração, produção e novas energias

Magda Chambriard, presidente da Petrobras, fala à imprensa, no Rio de Janeiro, 27/5/2024 (Foto Fernando Frazão/Agência Brasil)
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, fala à imprensa, no Rio, 27 de maio de 2024 (Foto Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Petrobras assinou dois memorandos de entendimento com as estatais indianas ONGC e Oil India para cooperação em exploração e produção de petróleo e gás e transição energética. Os acordos foram firmados durante a India Energy Week, em Nova Delhi.

Na quarta-feira (12/2), a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, assinou um dos memorandos com a ONGC, estatal indiana de petróleo e gás. A parceria prevê colaboração em exploração e produção de hidrocarbonetos, comercialização, descarbonização, biocombustíveis e novas fontes de energia.

Na véspera, a estatal brasileira já havia formalizado um acordo semelhante com a Oil India, também voltado à cooperação em exploração offshore. As companhias devem intensificar estudos para avaliar novas oportunidades.

Além de Chambriard, participam da missão da Petrobras à Índia a diretora de Exploração e Produção, Sylvia Anjos, e o diretor de Logística, Comercialização e Mercados, Claudio Schlosser, entre outros executivos.

Outros acordos na India Energy Week

A Petrobras avaliará se participa do leilão de áreas para exploração e produção de petróleo e gás na Índia, afirmou a presidente da estatal, Magda Chambriard, nesta terça-feira (11/2), em uma rede social.

Durante o evento em Nova Delhi, o governo indiano anunciou a oferta de 25 blocos de exploração em águas profundas e ultraprofundas no país.

Em paralelo, a Petrobras assinou, nesta quarta-feira (12), um contrato com a estatal indiana Bharat Petroleum Corporation Limited (BPCL) para exportação de até 6 milhões de barris de petróleo por ano a partir de 2025.

Ao todo, 4% das exportações de petróleo da petroleira brasileira em 2024 foram para a Índia. O país é o terceiro maior importador do mundo e pode ter problemas de segurança energética após os Estados Unidos imporem sanções à Rússia, da onde é importado 40% do petróleo da Índia. De acordo com a consultoria Hedgepoint, o país pode precisar buscar novos parceiros comerciais.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias