Petrobras anuncia venda de campos de gás e UPGN em Alagoas

Unidade de Tratamento de Gás Natural (UTGCA) da Petrobras em Caraguatatuba, em São Paulo (Foto: Cortesia)
Unidade de Tratamento de Gás Natural (UTGCA) da Petrobras em Caraguatatuba, em São Paulo (Foto: Cortesia)

A Petrobras anunciou nesta quarta (17) teaser.pdf para a venda os campos de Anambé, Arapaçu, Cidade de São Miguel dos Campos, Furado, Paru, Pilar e São Miguel dos Campos, todos localizadas no estado de Alagoas. Junto com os ativos de produção a empresa está vendendo a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) de Alagoas, responsável pelo processamento de 100% do gás do polo e pela geração de líquidos de gás natural com capacidade de processamento é de 2 milhões de m3/dia. 

Os campos que a Petrobras está colocando à venda produziram em no último ano  2,348 mil bpd de óleo e condensado e 856 mil m³/d de gás, gerando um total de 1 bpd de líquidos de gás natural. 

O campo de Paru está localizado em águas rasas, com lâmina d’água de 24 metros. O único poço produtor do campo é, contudo, controlado remotamente pela Estação de Medição Terrestre (EMT), no município de Coruripe. 

Os demais campos são terrestres.

[sc name=”adrotate” ]

UPGN

Este é o primeiro desinvestimento da Petrobras que inclui a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN).

No último dia 28, a empresa divulgou ao mercado como acessar às unidades de processamento de gás natural (UPGN), etapa prevista no acordo com o Cade para abertura do mercado.

A oferta de capacidade será feita em duas etapa. A primeira, em curso, para agentes que possuem direitos sobre a produção de gás natural provenientes de campos em produção, de forma a garantir a continuidade da produção de óleo e gás do país, informou a empresa.

A segunda, para os demais agentes interessados, será realizada anualmente. “Os produtores poderão contratar parte da capacidade de processamento da Petrobras e continuarão sendo proprietários do gás produzido e de todos os seus derivados, possibilitando que negociem diretamente seus produtos com o mercado”, conclui a empresa, em nota.

[sc name=”newsform” ]

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias