Meio Ambiente

Peru declara emergência ambiental após vazamento de óleo

Derramamento na Refinaria de Talara, operada pela Petroperú, afetou cerca de dez mil metros quadrados de água do mar

Derramamento afetou, aproximadamente, dez mil metros quadrados de água superficial do mar (Foto: Divulgação/Governo do Peru)
Derramamento afetou, aproximadamente, dez mil metros quadrados de água superficial do mar (Foto: Divulgação/Governo do Peru)

BELO HORIZONTE – O Peru declarou emergência ambiental no distrito de Lobitos, no litoral norte do país, nesta quarta-feira (25/12), válida por 90 dias. Na última sexta-feira (20/12), a Petroperú detectou derramamento de óleo da Refinaria de Talara, operada pela empresa, durante manobras prévias de carregamento do navio Polyaigos. 

Segundo o Organismo de Avaliação e Fiscalização Ambiental (OEFA, em espanhol), do Ministério do Meio Ambiente do país, o acidente afetou, aproximadamente, dez mil metros quadrados de água superficial do mar e as praias de La Capullana, El Anchón, La Palizada e La Bola. 

A Petroperú ainda não informou a causa do vazamento nem o volume de óleo derramado, entretanto, a imprensa local afirma que é equivalente a um barril de petróleo.

Em nota, a Petroperú afirmou “compromisso com o cuidado com o meio ambiente e com o diálogo aberto com as comunidades, autoridades locais e outros grupos de interesse, para continuar desenvolvendo suas atividades de forma responsável”. A companhia realiza a limpeza das áreas afetadas e monitoramento preventivo da região.

O Ministério Público do Peru investiga a Petroperú por possível crime de contaminação ambiental.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias