Oferta de petróleo

Opep revisa dados de produção anteriores, mas não sinaliza alteração em política de oferta

Próxima reunião, no domingo (5/10), deverá decidir oficialmente sobre eventuais mudanças na política de oferta

Logo da Opep na fachada do edifício sede da organização, em Viena, na Áustria (Foto Divulgação)
Fachada do edifício sede da organização, em Viena, na Áustria (Foto Divulgação)

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) informou nesta quarta-feira (1º/10) que a 62ª reunião do Comitê Ministerial Conjunto de Acompanhamento (JMMC, na sigla em inglês) se limitou a “revisar os dados de produção de petróleo bruto para os meses de julho e agosto de 2025” e a “notar a conformidade geral dos países da Opep e não Opep participantes da Declaração de Cooperação (DoC)”.

O comunicado da instituição não fala em recomendação de alteração na produção de petróleo. Na terça-feira (30/9), a Opep negou informações sobre suposto plano de aumento na produção da commodity.

A próxima reunião ministerial da Opep, marcada para domingo (5/10), é a que deverá decidir oficialmente sobre eventuais mudanças na política de oferta.

Já o próximo encontro do JMMC, espécie de comitê técnico, está previsto para 30 de novembro de 2025.

Segundo a entidade, o comitê “reitera a importância crítica de alcançar plena conformidade e compensação” e reforçou que continuará a monitorar a adesão aos ajustes de produção definidos na 38ª Reunião Ministerial Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) de dezembro de 2024, além das reduções voluntárias adicionais anunciadas por alguns países em fevereiro deste ano.

Por  Pedro Lima

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias