BRASÍLIA – A TotalEnergies anunciou o nome de Olivier Bahabanian para o cargo de diretor-geral da filial no Brasil. Bahabanian irá substituir Charles Fernandes, que lidera as operações desde 2021. A mudança está programada para novembro.
Bahabanian tem quase 20 anos de experiência na TotalEnergies, ocupando cargos executivos na França, Estados Unidos, Nigéria e Angola. Em sua última experiência, o executivo gerenciava a área de relações com investidores na França.
O novo diretor terá pela frente importantes marcos para a companhia, como o início da produção do campo Sudoeste de Lapa e contribuirá, com a operadora e os parceiros, na execução dos FPSOs de Sépia 2 e Atapu 2.
Os investimentos buscam manter a produção da TotalEnergies acima de 200 mil barris de petróleo equivalente por dia (boe/dia) no país. Em 2023, a produção média da empresa no país foi de 135 mil boe/dia.
A partir do próximo mês, Fernandes responderá pela liderança de negócios de E&P na região Ásia-Pacífico, onde ocupará o cargo de vice-presidente sênior, na divisão E&P da companhia.
Durante a gestão de Fernandes, a empresa anunciou o início da operação dos projetos em Mero 1, 2 e 3, no bloco de Libra, e a decisão de investimentos para os projetos Sépia 2 e Atapu 2, além do campo Sudoeste de Lapa. Também expandiu a presença da empresa na operação em águas profundas, com a aquisição de participação em blocos nas bacias de Campos e Santos.
Ainda sob a gestão de Fernandes, a TotalEnergies firmou posição enquanto empresa integrada de energia, com destaque para a joint venture com a Casa dos Ventos, plataforma exclusiva para investimentos em renováveis da companhia no Brasil, com a ambição de atingir 12 GW.