A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nesta quinta (10) a transferência de 30% da Petrobras no campo de Frade para a PetroRio, que passará a deter 100% do ativo na conclusão da operação. Considerando resultados recentes de produção, a aquisição representa um aumento de 24% na produção da companhia.
A parcela de 30% da Petrobras foi comprada por US$ 100 milhões.
Frade está localizado na Bacia de Campos, a cerca de 172 km do campo do Polvo, também operado pela PetroRio e que faz parte de um projeto de integração da produção com Tubarão Martelo, comprado da Dommo, antiga OGX. A principal estratégia da companhia é a aquisição de campos em produção na região, para criar um polo de operação privado e reduzir os custos de produção por barril.
[sc name=”adrotate” ]
A PetroRio entrou em Frade em outubro de 2018, com a compra da participação da Frade Japan Petroleum Ltda, que detinha 18,26% de participação, e tornou-se a operadora em 2019, quando adquiriu outros 51,74% da Chevron.
Com base na produção do 2º trimestre, de 19.114 barris/dia, a aquisição dos 30% da Petrobras representa um aumento da produção da PetroRio de cerca de 5,7 mil barris/dia. A produção total da companhia no período foi de 23.533 barris/dia. Se somados os resultados totais de Frade, seria 24% maior, de cerca de 29 mil barris/dia.
“Com base em nossa experiência no Campo de Polvo e no modelo de negócio demonstrado para rejuvenescer os campos maduros, nosso objetivo no Campo de Frade é aumentar os recursos comprovados e melhorar a eficiência das operações, nos permitindo produzir mais por vários anos”, diz o site da PetroRio.
[sc name=”newsletter” ]