Descomissionamento

P-19 sofre "inclinação acidental" durante manobra de estabilidade

Incidente na P-19 ocorreu durante uma manobra de estabilidade

Plataforma P-19, localizada no Campo de Marlim, no pré-sal de Campos, sofre inclinação acidental durante manobra de estabilidade (Foto Reprodução Petrobras)
Plataforma P-19, localizada no Campo de Marlim, no pré-sal da Bacia de Campos | Foto Reprodução Petrobras

BRASÍLIA – A plataforma P-19 da Petrobras, no campo de Marlim, na Bacia de Campos, sofreu uma inclinação acidental na tarde deste sábado (21/9). Segundo a companhia, o incidente ocorreu durante uma manobra de estabilidade e foi rapidamente corrigido.

A Petrobras informou que a situação está normalizada e não houve danos às pessoas ou ao meio ambiente. Uma comissão foi instalada para investigar as causas da ocorrência.

Atualmente, a unidade marítima está em processo de descomissionamento, após o encerramento das atividades produtivas.

O plano de descomissionamento da P-19, apresentado pela Petrobras em setembro de 2023, inclui a limpeza e desconexão das linhas submarinas, desconexão do sistema de ancoragem, assim como a remoção de sucatas e destinação da plataforma para reciclagem verde no Brasil ou exterior.

O descomissionamento faz parte do projeto de revitalização da Petrobras, que tem como objetivo evitar a descontinuidade operacional dos campos de Marlim e Voador, com a substituição das antigas unidades de produção por novas plataformas.

A produção da P-19 foi interrompida antecipadamente em agosto de 2022. Assim, os poços remanescentes passaram por desativação e foram posteriormente interligados ao FPSO Anna Nery, que entrou em produção em maio de 2023.