A Petrobras informou nesta segunda-feira (30/7) que iniciou a fase vinculante do projeto de venda dos campos de Mato Grosso, Sirizinho e Castatanhal, que fazem parte do Polo Sergipe Terra 2, na Bacia de Sergipe-Alagoas. De acordo com dados da estatal, as três áreas possuem 83,8 milhões de barris de petróleo equivalente (petróleo + gás natural) – dados de 2016 – e possibilidade de upsides exploratórios.
O Plano de Desinvestimentos e Parcerias da empresa conta atualmente com 35 projetos, sendo 105 campos de produção de petróleo estão sendo vendidos, a maior parte em terra. Quatro projetos estão paralisados por conta da decisão do ministro Ricardo Lewandowski impedindo que o governo venda, sem autorização do Legislativo, o controle acionário de empresas públicas de economia mista, como é o caso de Petrobras, Eletrobras e Banco do Brasil, por exemplo.
Dois projetos ja foram concluídos. A venda do campo de Azulão, na Bacia do Amazonas, para a Eneva, e a venda da rede de distribuição de derivados de petróleo no Paraguai, comprada pela Copetrol.
O que é a fase não vinculante
Nesta etapa do projeto, os interessados habilitados na fase anterior terão acesso a um data room virtual contendo mais informações sobre os projetos, além de instruções sobre os processos de desinvestimentos, incluindo as orientações para elaboração e envio das propostas não vinculantes.
O que é a fase vinculante
Nesta fase do projeto são emitidas as cartas-convite para os interessados habilitados na fase anterior, com as instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo as orientações para a realização de due diligence e para o envio das propostas vinculantes.