Avança o licenciamento de até 17 de poços da ExxonMobil no pré-sal

A sonda West Saturn, da Seadrill, será utilizada na campanha
A sonda West Saturn, da Seadrill, será utilizada na campanha

Essa newsletter é enviada primeiro
aos assinantes, por e-mail.
Assine gratuitamente

COMECE SEU DIA

Quem faz
Felipe Maciel, Guilherme Serodio e Larissa Fafá
Editada por Gustavo Gaudarde
[email protected]

em jogo

Programação: às 17h, webinar Como a crise inédita no mercado de petróleo afeta os negócios no Brasil, com Décio Oddone e os especialistas da Wood Mackenzie, Marcelo de Assis e Mauro Chavez.

Avança o licenciamento para perfuração de até 17 poços, pela ExxonMobil, nas bacias de Campos e Santos. Empresa entregou esta semana o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) para a campanha dos blocos BM-C-753, BM-C-789 (concessão, em Campos), BM-S-536, BM-S-647 (concessão, em Santos) e Titã (partilha, em Santos).

— Cronograma indicativo prevê a perfuração de dois poços firmes Titã e no BM-C-789, entre julho e janeiro de 2021, seguido dos poços contingentes, que podem chegar a 15, dependendo dos resultados obtidos ao longo da campanha.

— Planejamento atual prevê a utilização de uma sonda, a  West Saturn (Seadrill). Logística em Niterói (Nitshore e Brasco) e São João da Barra (Porto do Açu).

ANP conclui que é vantajoso do ponto de vista técnico e econômico, para a União, a prorrogação dos contratos de concessão de qualquer rodada de licitações. Estudos da agência foram encaminhados para a o MME, após aval da diretoria da ANP .

O grupo japonês Sumitomo está firmando uma parceria com a Yinson para aquisição de 25% do FPSO Marlim 2, do projeto de revitalização do campos da Petrobras na Bacia de Campos. Primeiro óleo previsto para 2023; obras em Qidong, ChinaArgus

Preços do petróleo seguem em alta, com dados de estoque dos EUA mostrando um ritmo de aumento menor do que o esperado.

—  Brent chegou a subir 11,4%, a US$ 25,11 por barril; e WTI, 15,47%, a US$ 17,39 por barril. Reuters

A Shell decidiu reduzir o pagamento de dividendos pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial nesta quinta (30), informa a Reuters. “Se nós não cortássemos o dividendo… nós ficaríamos sem opções para reposicionar a companhia para a recuperação e para o futuro”, afirmou presidente da companhia Ben van Beurden.

Agência Internacional de Energia (IEA) afirmou nesta quinta (30) que a demanda global por energia pode cair 6% em 2020 devido a pandemia, levando a uma queda de 8% nas emissões de dióxido de carbono, seis vezes maior queda já registrada antes, de 400 milhões de toneladas em 2009

— “Alguns países podem postergar a saída da quarentena, ou uma segunda onda do coronavírus poderia jogar nossas expectativas atuais para o lado otimista”, disse à Reuters o diretor-executivo da IEA, Fatih Birol.

Novas metas do RenovaBio podem ser definidas até julho. O diretor de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Miguel Ivan Lacerda, explica que a ideia é excluir um percentual das metas, considerando o desempenho de venda nos quatro primeiros meses do ano, período afetado pela crise da covid-19.

— Algumas distribuidoras afirmaram que, desde a segunda quinzena de março, houve recuo de até 50% nas vendas de combustíveis do ciclo Otto.O diretor do MME participou de conferência da Datagro. epbr

O faturamento das usinas do Centro-Sul com a venda de etanol caiu cerca de 50% na primeira quinzena de abril, em comparação com 2019, de acordo com a Unica.

— Unidades comercializaram 799 milhões de litros nos primeiros quinze dias de abril, sendo 560 milhões de litros de hidratado, queda de 35,77% frente a mesma quinzena de 2019. Anidro recuou 33,57%, para 201 milhões de litros frente a 303 milhões de litros em 2019.

— “O anúncio de medidas emergenciais é absolutamente urgente e necessário para reduzirmos o risco de colapso das atividades do setor”, afirmou Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica.

— Setor pediu ao governo federal a suspensão de tributos federais (PIS/Pasep e Cofins), elevação da Cide sobre a gasolina e formação de uma linha de crédito para estocagem. Medidas aguardam decisão do Ministério da Economia.

Jabuti na MP 915, da venda de imóveis da União, tentava a liberação de licenças ambientais automaticamente por decurso de prazo. Deputados da oposição e da Frente Parlamentar Ambientalista promovem uma articulação na Câmara dos Deputados para derrubar a medida.

— “O licenciamento por decurso de prazo vai dar uma instabilidade jurídica enorme e deve provocar recursos a ADINs”, alerta Suely Araújo, ex-presidente do Ibama e atual especialista de políticas públicas do Observatório do Clima. epbr

A diretoria da ANP conclui que estão atendidas as exigências documentais para aprovação do enquadramento da UTE Jaguatirica II, da Eneva, no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI). Segue para o MME.

— UTE Jaguatirica II está sendo construída para atender ao sistema isolado de Boa Vista (RR). Será abastecida com gás natural do campo de Azulão, no Amazonas.

Em carta, indígenas da comunidade Waimiri Atroari afirmam que não são os culpados pelos atrasos na construção da linha de transmissão (o Linhão de Tucuruí) entre Manaus e Boa Vista, que conectaria o estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia elétrica.

— O documento é um protesto contra ataques de Bolsonaro aos povos indígenas. “Nos causa muita revolta ver o Presidente do Brasil dizer que a Linha de Transmissão não sai por causa de achaques de ONGs, quando em nenhum momento recorremos a qualquer ONG para falar em nosso nome já que, para isso, temos a nossa própria forma de organização”.

— Completam: “mesmo sem nunca termos desejado a passagem da linha de transmissão por nossas terras, nunca houve, da nossa parte, qualquer medida que impedisse o projeto governamental de interligação energética”. Eles cobram o atendimento da legislação nacional de licenciamento, em acordo com normas internacionais. O Globo/Miriam Leitão

O TCU quer garantir que o plano de socorro às distribuidoras de energia, com empréstimos bilionários pagos pelos consumidores, não serão usados para salvar empresas em crise antes da pandemia da covid-19. Tribunal cobra informações de associações setoriais e órgãos do governo – nem o tamanho do pacote de empréstimo está definido. Estadão/Broadcast

Por e-mail, você recebe também recebe diariamente a agenda das autoridades

[sc name=”newsletter”]