A Petrobras informou nesta terça-feira (12/9) que o navio-plataforma FPSO Sepetiba chegou ao Brasil, vindo da China. A unidade será instalada no campo de Mero, primeira área de partilha da produção do país, no pré-sal da Bacia de Santos.
O FPSO tem capacidade de produzir até 180 mil barris de petróleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia. A previsão é que entre em operação no último trimestre deste ano.
A unidade da SBM foi afretada pela Petrobras por 22,5 anos. Foi o primeiro contrato vencido pela SBM Offshore no país depois do acordo de leniência firmado com Ministério da Transparência (CGU) e a Advocacia Geral da União (AGU) em julho de 2018.
Será o segundo FPSO definitivo a ser instalado no campo de Mero, terceiro maior campo em volume de óleo in place, de um total de quatro sistemas. As quatro unidades juntas terão capacidade de produzir até 720 mil barris de óleo por dia.
O campo unitizado de Mero é operado pela Petrobras (38,6%), em parceria com a Shell Brasil (19,3%), TotalEnergies (19,3%), CNPC (9,65%), CNOOC (9,65%) e PPSA (3,5%).
Maior plataforma do Brasil
A SBM Offshore também tem contrato com a Petrobras para o afretamento por 26 anos do FPSO Almirante Tamandaré, que será instalado no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos.
A unidade será a maior plataforma para produção de petróleo e gás já instalada no país, com capacidade de produção para 225 mil barris/dia de petróleo e 12 milhões de m3/dia de gás natural.
O FPSO tem previsão de entrada em operação no segundo semestre de 2024.