BELO HORIZONTE — O FPSO Almirante Tamandaré, que opera no campo de Búzios, na Bacia de Santos, atingiu a vazão recorde instantânea equivalente a 270 mil barris/dia no sábado (25/10), informou a Petrobras.
A produção da plataforma superou, em média, 250 mil barris/dia ao longo do mês de outubro, representando um volume acima de sua capacidade nominal de 225 mil barris/dia.
A plataforma é afretada à SBM Offshore e consegue alcançar a produção de até 270 mil barris/dia sem necessidade de obras adicionais.
Segundo a estatal, a iniciativa faz parte de uma série de ações para aumentar a produção por meio de ganhos de eficiência.
A Petrobras projeta que o campo seja, em breve, a sua maior área em produção. Búzios é o segundo campo em volume de produção no país, atrás apenas do campo de Tupi (ex-Lula), primeiro grande produtor do pré-sal.
A expectativa da empresa é de superar nesse campo, até 2030, o marco de 1,5 milhão de barris/dia. O FPSO Almirante Tamandaré é a maior plataforma instalada no país até o momento.
O campo de Búzios tem mais cinco plataformas contratadas e em construção para entrada em produção nos próximos anos, sendo três com essa alta capacidade.
O consórcio do campo de Búzios é composto pela Petrobras, como operadora, a Pré-Sal Petróleo (PPSA), gestora dos contratos de partilha da produção, e as empresas parceiras chinesas CNOOC e CNODC.
Com informações da Agência Estado
