A Energy Platform (EnP) anunciou nesta quarta-feira (11/11) a aquisição da participação de 50% da Petro-Victory Energy nos campos do Polo de Lagoa Parda, recentemente desinvestido pela Petrobras, e nos blocos exploratórios ES-T-354, 373, 441, 477 e 487, todos no onshore capixaba e arrematados na 14a rodada da ANP. A operação marca a entrada da EnP no mercado de upstream nacional.
Principais dados do anúncio da EnP
- Aquisição de 50% de participação nos campos de Lagoa Parda, Lagoa Parda Norte e Lagoa Piabanha
- Aquisição de 50% de participação nos blocos exploratórios ES-T-354, 373, 441, 477 e 487
- Reativação de 29 poços no Polo Lagoa Parda
- Reativação da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Lagoa Parda, com capacidade de 1,25 milhão de m3/dia
- Campanha de perfuração do prospecto Sintonia, localizado no bloco ES-T-441, ainda em 2020
- Três novos poços exploratórios para 2021
A Petrobras anunciou em outubro que vendeu por US$ 10,84 milhões os campos de Lagoa Parda, Lagoa Parda Norte e Lagoa Piabanha, para a Imetame. Nos oito primeiros meses de 2020 os três campos produziram 113,5 barris de óleo por dia (bpd) e 1,7 mil m³/dia de gás natural.
EnP e Imetame vão agora trabalhar na reativação de 29 poços do campo, com objetivo de aumentar a produção para 700 barris/dia de óleo.
Junto com os campos foi adquirida a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Lagoa Parda, com capacidade de 1,25 milhão de m3/dia, e uma Estação de Tratamento de Líquidos com capacidade de 25 mil barris diários. As empresas pretendem reativar a UPGN e abrir o acesso para terceiros.
“Vamos trabalhar para colocar a UPGN em operação novamente o mais rápido possível. É importante para o Espírito Santo, para o Novo Mercado de Gás, e para o onshore brasileiro”, comentou o CEO da EnP, Márcio Félix.
[sc name=”adrotate” ]
Exploração
A EnP e Imetame devem realizar ainda em 2020 a campanha de perfuração do prospecto Sintonia, localizado no bloco ES-T-441. Para o próximo ano estão previstas a perfuração de outros três poços exploratórios na região.
Em setembro, a Imetame encaminhou à ANP o Plano de Avaliação da Descoberta Vida, feita a partir da perfuração do poço 1-VID-1-ES (VIDA), localizado no bloco ES-T-487. PAC prevê a realização de teste para avaliação do poço descobridor.
A empresa está inscrita, nominou áreas e já apresentou garantias para disputar áreas na parte terrestre da Bacia do Espírito Santo no segundo ciclo da oferta permanente, que terá leilão no próximo dia 4 de dezembro. Além de upsides, vai olhar projetos de exploração atrativos para desenvolvimento.
[sc name=”newsletter” ]