Parcerias intermacionais

Em visita à Índia, Petrobras avalia leilão e fecha acordo para exportar petróleo

Empresa assinou três acordos com estatais indianas que incluem a exportação de até 6 milhões de barris de petróleo por ano

Magda Chambriard, presidente da Petrobras, em entrevista ao estúdio eixos durante a ROG.e no Rio, em 25/9/2024 (Foto Vitor Curi/eixos)
Presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse que companhia vai avaliar possibilidade de participar de leilão na Índia (Foto Vitor Curi/eixos)

LYON (FR) — A Petrobras avaliará se participa do leilão de áreas para exploração e produção de petróleo e gás na Índia, afirmou a presidente da estatal, Magda Chambriard, nesta terça-feira (11/2), em uma rede social.

Ela e outros executivos da companhia estão em Nova Delhi, na Índia, para participar da India Energy Week, que vai até sexta-feira (14/2). No evento, o governo indiano anunciou a oferta de 25 blocos de exploração em águas profundas e ultraprofundas no país.

“Vamos avaliar com atenção essas oportunidades, sempre em busca de novas fronteiras de produção, que nos garantirão segurança e financiamento para a transição energética”, disse Chambriard, em publicação no LinkedIn.

Em paralelo, a Petrobras assinou, na quarta-feira (12/2), um contrato com a estatal indiana Bharat Petroleum Corporation Limited (BPCL) para exportação de até 6 milhões de barris de petróleo por ano a partir de 2025.

“Espera-se com esse contrato aumentar a participação da Índia nas exportações de petróleo da Petrobras. Estamos sempre buscando clientes que valorizam a qualidade do petróleo exportado pela companhia”, afirmou o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da companhia brasileira, Claudio Schlosser, em nota.

Ao todo, 4% das exportações de petróleo da petroleira brasileira em 2024 foram para a Índia. O país é o terceiro maior importador do mundo e pode ter problemas de segurança energética após os Estados Unidos imporem sanções à Rússia, da onde é importado 40% do petróleo da Índia. De acordo com a consultoria Hedgepoint, o país pode precisar buscar novos parceiros comerciais.

Outros acordos na India Energy Week

Durante a visita ao país asiático, a Petrobras assinou também um acordo com a empresa estatal indiana de exploração e produção ONGC para ampliar oportunidades na cadeia produtiva de petróleo e gás, além da descarbonização, no desenvolvimento de biocombustíveis e novas energias.

Segundo a presidente da estatal, Brasil e Índia seguem caminhos parecidos na conciliação da produção de petróleo e transição energética, o que ela considera “perfeitamente possível”.

Chambriard afirmou que ambos os países enfrentam o desafio da pobreza energética e de prover energia acessível para a população.

A petroleira firmou ainda outro acordo, na terça-feira (11/2), com a estatal indiana Oil India. As empresas vão colaborar em áreas de interesse comum no offshore da Índia e na identificação de futuras oportunidades.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias