JUIZ DE FORA — A petroleira britânica bp anunciou nesta segunda-feira (4/8) a descoberta de um grande reservatório petróleo e gás no bloco de Bumerangue, no pré-sal da Bacia de Santos — a maior descoberta da companhia em mais de duas décadas.
“Estamos entusiasmados em anunciar esta descoberta significativa em Bumerangue, a maior da bp em 25 anos”, afirmou o vice-presidente executivo de Produção e Operações da companhia, Gordon Birrell.
A descoberta do poço 1-BP-13-SPS, ocorreu em uma lâmina d’água de 2.372 metros, com perfuração total de 5.855 metros, onde a petroleira identificou um reservatório de aproximadamente 500 metros de hidrocarbonetos do pré-sal de alta qualidade.
A empresa informou que “os resultados da análise no local da perfuração indicam níveis elevados de dióxido de carbono [CO2]” e que exames laboratoriais fornecerão dados sobre o potencial de aproveitamento do bloco.
A companhia prepara atividades de avaliação adicionais, sujeitas à aprovação dos órgãos reguladores.
Bumerangue fica a cerca de 404 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, com extensão superior a 300 km2, o que equivale a mais do que duas vezes a área de Niterói.
O bloco foi adquirido pela bp em dezembro de 2022, durante o 1º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da ANP, com participação da Pré-Sal Petróleo (PPSA). Os termos incluem 5,9% do lucro em óleo excedente para a União (saldo após pagamento dos custos).
Essa é a décima descoberta da empresa em 2025 em todo o mundo. No Brasil, a bp tem participação em oito blocos marítimos, quatro deles como operadora.
A petroleira também anunciou recentemente no país a perfuração do poço de avaliação da descoberta de Alto de Cabo Frio Central, no qual participa com 50% em parceria com a Petrobras, operadora e dona dos outros 50%.
Um novo poço no bloco Tupinambá está previsto para 2026, afirma a bp.
Desde 1957 atua no mercado brasileiro com operações em petróleo, gás, biocombustíveis, lubrificantes e energia solar. Também é sócia da GNA II, maior termelétrica a gás natural da América Latina, inaugurada na segunda passada (28/7) no Porto do Açu (RJ) com a presença do presidente Lula (PT).
A britânica planeja ampliar a produção global para até 2,5 milhões de barris de óleo equivalente por dia até 2030, disse em nota.
Na bolsa de Londres, as ações da companhia avançavam 1,54% após o anúncio. O grupo apresentará seus resultados do segundo trimestre nesta terça-feira (5/8).
No início dos anos 2000, a chamada British Petroleum passou a adotar a sigla como sendo “beyond petroleum”, numa tradução simples do inglês, “para além do petróleo”, em alusão a outras fontes energéticas.
Com informações do Estadão Conteúdo e da Agência Brasil.