6° Ciclo da OPC

ANP inclui 275 blocos na oferta permanente

Novo edital terá também cinco áreas com acumulações marginais, localizadas em dez bacias diferentes

Guiana busca atrair petroleiras antes do net-zero. Na imagem: FPSO Liza Unity, em operação no offshore da Guiana, navega em mar azul (Foto: Divulgação SBM)
FPSO Liza Unity em operação no offshore da Guiana: ao menos dez petroleiras demonstraram interesse no leilão de blocos exploratórios promovido pelo país (Foto: Divulgação SBM)

BELO HORIZONTE — A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou, nesta terça-feira (18/11), o novo edital da Oferta Permanente de Concessão (OPC), com a inclusão de 275 novos blocos exploratórios e cinco áreas com acumulações marginais.

Essas áreas estão localizadas nas bacias de Campos, Ceará, Espírito Santo, Parnaíba, Potiguar, Recôncavo, Santos, São Francisco, Tacutu e Tucano Sul.

Agora, o edital será republicado e terá, ao todo, 451 blocos exploratórios, distribuídos em 11 bacias terrestres e marítimas, além das cinco áreas com acumulações marginais.

No mecanismo da oferta permanente, as rodadas ocorrem após a apresentação de declaração de interesse e garantia de oferta pelas empresas.

A previsão é que a ANP publique ainda este ano o 6º Ciclo da OPC. A expectativa é que essa nova rodada desperte o interesse sobretudo em áreas terrestres.

O ciclo mais recente ocorreu em junho e negociou 34 blocos exploratórios dos 172 disponíveis.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias