A Petrobras informou nesta segunda-feira que o sobrevoo no Parque das Baleias, no litoral do Espírito Santo, verificou que não há mais óleo decorrente do vazamento ocorrido durante operação de transferência de petróleo da plataforma P-58. O vazamento ocorreu na madrugada de sábado (23/2), causado por rompimento de mangote durante operação de transferência de óleo para navio aliviador, e foi interrompido imediatamente após a sua detecção.
Ainda de acordo com a Petrobras, todas as atividades foram acompanhas pela Marinha do Brasil, pelo Ibama e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). “A comissão interna de investigação e análise, criada no sábado (23/2), prossegue apurando as causas do acidente”, diz a empresa em nota.
A Petrobras informou neste sábado um vazamento de 1182 barris de petróleo com o rompimento de um mangote no navio-plataforma P-58, instalado no Parque das Baleias, na parte capixaba da Bacia de Campos. O vazamento aconteceu a 80 km da costa do litoral do estado do Espírito Santo. De acordo com a empresa, não há vítimas nem impacto para a operação.
No domingo, o Ibama informo que o rompimento de mangote causou uma mancha no mar cujo o trecho de maior concentração da principal mancha atingia 2,4 km de extensão por 0,55 km de largura. De acordo com o Ibama, vazaram da plataforma 265 mil litros de petróleo.