Petrobras reajusta gasolina e redução de preços ultrapassa 40% no ano

Refinaria Gabriel Passos (Regap) – Petrobras tenta concluir venda de metade da capacidade de refino até o fim do ano (foto: Washington Alves/Agência Petrobras)
Refinaria Gabriel Passos (Regap) – Petrobras tenta concluir venda de metade da capacidade de refino até o fim do ano (foto: Washington Alves/Agência Petrobras)

A Petrobras vai reajustar os preços dos combustíveis automotivos a partir de sábado (28), com novo corte de 5% no valor médio cobrado pela gasolina e de 3%, no óleo diesel. Os reajustes promovidos pela companhia este ano acumulam uma redução de 43% para a gasolina e 31%, para o diesel vendido pela Petrobras para as distribuidoras.

Nesta semana, a Petrobras havia anunciado um corte de 15% nos preços da gasolina.

Com vendas de combustíveis automotivos estimados para cair ente 30% e 50% durante a crise, postos de estão suspendendo pedidos junto à distribuidoras, que por sua vez tentam renegociar contratos com a Petrobras, segundo informações da Folha de S. Paulo.

A diretora de Gás e Refino da companhia, Anelise Lara, confirmou que a Petrobras está operando suas refinarias com cargas reduzidas, utilizando cerca de 74% do parque de refino. A perspectiva é de redução nos próximos dois meses.

Ainda segundo a Folha, a Petrobras está aceitando suspender, sem a cobrança de multas, a entrega de combustíveis de distribuidores que comprovam estar com sua capacidade de estoque no limite.

“Estamos em discussões com distribuidoras para assegurar a entrega dos produtores e claro, temos contratos que precisam ser cumpridos. Temos alguma flexibilidade em termos de take or pay, que podemos usar para superar a crise”, afirmou Anelise Lara, durante conferência com analistas.

[sc name=”newsletter” ]