Representantes da Petrobras iniciaram nesta segunda-feira (20/10) uma rodada de negociações com autoridades bolivianas para discutir possíveis investimentos em lítio, gás natural e energias renováveis no país vizinho.
A petroleira enviou uma missão à Bolívia com gerentes de diferentes áreas da companhia, que participarão de uma série de reuniões e grupos de trabalho com representantes das empresas estatais Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), Empresa Nacional de Electricidade (ENDE) e Yacimientos de Litio Bolivianos (YLB), além de autoridades e pessoal técnico do Ministério de Hidrocarbonetos e Energias.
Na pauta dos encontros, estarão a exploração e produção de gás natural e projetos de gasodutos virtuais com GNL. A missão também avalia investimentos na produção de fertilizantes, com o Complexo Petroquímico Planta de Amoníaco e Urea 2, previsto para ser instalado em Puerto Quijarro.
Os encontros também abordarão a questão do lítio, com um grupo de trabalho específico para analisar a produção de materiais catódicos. Além disso, no campo das energias renováveis, serão analisados projetos relacionados à geração de energia eólica, solar e hidroelétrica.
Segundo o Ministério de Energia da Bolívia, as reuniões fazem parte de uma agenda bilateral definida há alguns meses. Em maio, o presidente da Bolívia, Luis Arce, esteve no Brasil, onde se encontrou com o presidente da Petrobras, durante reunião de líderes dos países da América do Sul, realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília.