RIO – A Petrobras assinou, nesta quarta-feira (28/2), com a Yara Brasil Fertilizantes um memorando de entendimentos visando estudos de potenciais parcerias de negócios para iniciativas locais no segmento de fertilizantes, produção de produtos industriais e descarbonização da produção.
O acordo não vinculante, segundo a estatal, está alinhado ao plano estratégico 2024-2028, que prevê a ampliação dos investimentos em sustentabilidade e transição energética.
A norueguesa Yara é uma das maiores fornecedoras de fertilizantes do mundo. No Brasil, tem cinco fábricas de produção e 24 unidades misturadoras de fertilizantes.
Retomada
Com a mudança de governo no ano passado, a Petrobras anunciou a intenção de retomar sua participação na produção de fertilizantes.
No plano estratégico, prevê a retomada da operação da Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa), no Paraná, ao final de 2024 e o início da produção da UFN 3, em Três Lagoas (MS), em 2028.
Além disso, fechou contrato de industrialização por encomenda (tolling) com a Unigel para as fábricas de Sergipe e da Bahia.
Recentemente, o TCU apontou falhas na governança da Petrobras e distorções nos cálculos que justificaram a assinatura do contrato de tolling e aguarda que as empresas e o MME prestem esclarecimentos sobre indícios de irregularidades apontados pelos técnicos do tribunal.