Empresas

Petrobras e Vale assinam acordo para desenvolver projetos de baixo carbono

Parceria tem duração de dois anos e prevê a avaliação de oportunidades conjuntas de descarbonização, como hidrogênio, metanol verde, biobunker, amônia verde e diesel renovável

Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e da Vale, Eduardo Bartolomeo, durante assinatura de acordo entre as duas empresas para desenvolver projetos de baixo carbono. Crédito: Petrobras
Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e da Vale, Eduardo Bartolomeo, durante assinatura de acordo entre as duas empresas para desenvolver projetos de baixo carbono. Crédito: Petrobras

A Petrobras e a Vale assinaram nesta quinta-feira (28/9) um protocolo de intenções voltado para o desenvolvimento de soluções de baixo carbono. O acordo terá duração de dois anos e envolve a avaliação de oportunidades conjuntas de descarbonização.

A parceria prevê a avaliação de oportunidades conjuntas de descarbonização, abrangendo o desenvolvimento de iniciativas em combustíveis sustentáveis – como hidrogênio, metanol verde, biobunker, amônia verde e diesel renovável – e de tecnologias de captura e armazenamento de CO2.

A assinatura do acordo foi realizada no edifício principal da Petrobras no Rio de Janeiro, com a presença de Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, e Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale.

A parceria também inclui a análise de possíveis contratos comerciais para o fornecimento de combustíveis de baixo carbono, produzidos pela Petrobras, para serem utilizados nas operações da Vale.

“São as duas maiores empresas brasileiras unindo forças em torno de um propósito comum: desenvolver as mais modernas soluções para reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, disse Jean Paul Prates em comunicado distribuído pela companhia.

“O Brasil tem todas as condições de liderar o desenvolvimento em larga escala de soluções de baixo carbono e combustíveis renováveis, como o hidrogênio verde e o metanol verde. A Vale tem um firme compromisso de reduzir sua pegada de carbono e, portanto, quer ser protagonista desta jornada, alavancando ações relevantes para a transição energética no Brasil.  Este acordo com a Petrobras se insere perfeitamente nesse contexto”, disse Bartolomeo.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias