Combustíveis e Bioenergia

Petrobras dobra capacidade de produção de diesel com teor renovável no Paraná

Empresa espera ampliar, até o fim do ano, para até 12,3 milhões de litros/dia a capacidade de produção do novo combustível, na Repar

Repar (PR), da Petrobras, dobra capacidade de produção de diesel com teor renovável, diesel R5. Na imagem: Mão, com luva de proteção branca, segura frasco de laboratório, de vidro, contendo amostra de diesel com teor renovável, da Petrobras, um líquido esverdeado e translúcido; ao fundo, tanque de armazenamento de combustíveis (Foto: Michel Chedid/Petrobras)
Amostra de diesel com teor renovável, da Petrobras (Foto: Michel Chedid/Petrobras)

RIO – A Petrobras prevê mais que dobrar a capacidade de produção de diesel com teor renovável na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR), até o fim do ano.

A empresa informou nesta terça (27/6) que obteve autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para elevar dos atuais 5 milhões de litros por dia para até 12,3 milhões de litros por dia a capacidade de produção do combustível – produzido por meio do coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, numa proporção de até 10% de conteúdo renovável.

O produto foi batizado pela petroleira como o Diesel R10 e a rota de produção é chamada pela companhia de HBIO.

Segundo a estatal, a utilização efetiva da capacidade dependerá da disponibilidade de matéria-prima e das condições de mercado.

O diesel com conteúdo renovável é o primeiro produto lançado pela Petrobras, dentro do seu Programa de BioRefino – que prevê investimentos, nos próximos cinco anos, da ordem de US$ 600 milhões no desenvolvimento de uma nova geração de combustíveis.

O produto pode ser misturado ao diesel convencional em diferentes proporções, sem a necessidade de adaptações nos motores dos veículos. Também não exige alterações ou mudanças na cadeia logística ou no seu armazenamento.

Petrobras prepara expansão

O Programa BioRefino da Petrobras prevê a implantação de projetos de coprocessamento nas refinarias Presidente Bernardes (RPBC), Paulínia (Replan) e Duque de Caxias (Reduc), além de uma planta dedicada às produções de BioQAv e Diesel com matéria-prima 100% renovável na RPBC.

A Petrobras também estuda produzir diesel com teor renovável nas refinarias de Capuava (Recap), Gabriel Passos (Regap) e Abreu e Lima (Rnest).

Além disso, a empresa avalia novas plantas dedicadas para produção de BioQAv e Diesel com matéria-prima 100% na Rnest e no Polo Gaslub.