Petrobras avança com venda de refinarias

Refinaria Gabriel Passos (Regap) – Petrobras tenta concluir venda de metade da capacidade de refino até o fim do ano (foto: Washington Alves/Agência Petrobras)
Refinaria Gabriel Passos (Regap) – Petrobras tenta concluir venda de metade da capacidade de refino até o fim do ano (foto: Washington Alves/Agência Petrobras)

A Petrobras anunciou que iniciou a fase não vinculante da venda da Refinaria Isaac Sabbá (REMAN), no Amazonas, da unidade de Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR), no Ceará, e da unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná. Os potenciais compradores terão até 22 de novembro para manifestar interesse na aquisição das unidades.

A estatal começou nesta quinta a distribuir o Acordo de Confidencialidade e a Declaração de Conformidade, que precisam ser assinados até 6 de dezembro de 2019. 

Refino no Amazonas, Lubrificantes no Ceará e Xisto no Paraná

  • REMAN, em Manaus (AM), processa até 46 mil barris por dia e seus ativos incluem um terminal de armazenamento.
  • LUBNOR, em Fortaleza (CE), possui capacidade de processamento de 8 mil barris/dia, produz asfalto e é a única no país a produzir lubrificantes naftênicos.
  • SIX, em São Mateus do Sul (SIX), inclui a unidade de industrialização de xisto , com capacidade para produção de 6 mil barris/dia — produz nafta de xisto, GLP, gás de xisto, óleo de xisto, água de xisto e enxofre. Inclui a mina de xisto pirobetuminoso.

[sc name=”adrotate”]

Em junho, o Cade homologou a proposta da Petrobras para vender oito unidades de refino e encerrar o processo que apurava abusos da posição dominante da companhia no mercado. O acordo foi aprovado no Cade com dois votos contrários dos conselheiros João Paulo de Resende e Paula Azevedo.

No mesmo mês, a Petrobras iniciou a venda formal de quatro das oito refinarias que pretende desinvestir. A empresa divulgou teaser para a venda da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), Refinaria  Landulpho Alves (RLAM), Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR) e Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP). As unidades estão instaladas nos estado de Pernambuco, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul, respectivamente. 

Em setembro, a Petrobras anunciou o início da venda de mais quatro refinarias, prevista no acordo firmado entre a empresa e o Cade para redução de sua participação no mercado de combustíveis. nesta segunda etapa são ofertadas a Regap, a Reman e Lubnor, além da unidade que processa xisto betuminoso no Pará, a SIX.

A Petrobras pretende vender oito de suas 13 refinarias em até 24 meses, disse também em setembro o presidente da petrolífera, Roberto Castello Branco

[sc name=”newsletter”]