BRASÍLIA – O Complexo Eólico Novo Horizonte (BA), primeiro empreendimento no Brasil da Pan American Energy (PAE) entrou em operação comercial no final de fevereiro, com funcionamento de três dos dez parques que compõem o empreendimento.
A empresa foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para realizar os testes do complexo no final de 2023.
O início da operação dos três parques antecipa em cerca de dois meses o prazo inicialmente previsto pela PAE.
Segundo a empresa, quase 90% das obras de construção do complexo já foram concluídas, com 77 aerogeradores montados e sete dos dez parques prontos.
O empreendimento envolveu R$ 3 bilhões em investimentos (R$ 1,2 bilhão obtidos por meio de empréstimos do BNDES e do Banco do Nordeste), está localizado em seis municípios baianos: Novo Horizonte, Ibitiara, Boninal, Piatã, Brotas de Macaúbas, e Oliveira dos Brejinhos, região central da Bahia, ocupando uma área de 2.700 hectares.
Quando estiver em plena operação, Novo Horizonte terá 423 MW de capacidade instalada, o que equivale ao consumo de cerca de 1 milhão de residências.
Energização do sistema de transmissão
Recentemente, a PAE também concluiu a energização do sistema de transmissão do empreendimento para escoar a energia renovável.
O sistema de transmissão compreende uma subestação coletora própria chamada Novo Horizonte, com 79 km de linhas de transmissão (500 kV), além da ampliação de uma subestação já existente, que conecta o complexo ao Sistema Interligado Nacional (SIN).