Com 2,5 bilhões de consumidores da marca pelo mundo, a multinacional de bens de consumo Unilever escolheu o Brasil – seu segundo maior mercado – para lançar a primeira embalagem de lava roupa líquido feita de papel.
Produzida para a marca OMO, a embalagem vai substituir as tradicionais de plástico utilizadas na linha.
Faz parte da estratégia global da Unilever de reduzir pela metade o uso do plástico virgem, até 2025, todas as suas marcas de higiene pessoal, cuidados com a casa e alimentos.
Ainda em fase de teste, a nova embalagem deve chegar no mercado brasileiro no início do ano que vem, para depois ser lançada na Europa e em outros países onde atua a companhia, segundo anúncio nesta quinta (10).
Ela é feita de papel, com celulose de origem sustentável, e projetada para ser reciclada.
De acordo com Richard Slater, diretor de P&D da Unilever, a ideia da companhia é adotar a mesma tecnologia em outros produtos da empresa, como nas linhas de shampoos e condicionadores e reduzir radicalmente o uso de plástico.
“Para lidar com o lixo plástico, precisamos repensar completamente como projetamos e embalamos os produtos. Isso requer uma mudança drástica que só pode ser alcançada por meio da colaboração de todo o setor”, explica Slater.
Ao fazer o anúncio, a empresa destacou a importância dos consumidores que estão cada vez mais conscientes e fazendo escolhas de compras com base em fatores de sustentabilidade, e acredita que a inciativa “tornará a Unilever uma empresa mais forte e mais bem-sucedida”.
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Reduzir, reutilizar e reciclar
Além da substituição, a companhia aposta na utilização de plástico reciclado e na redução do tamanho e densidade das embalagens plásticas no Brasil.
Outro compromisso público assumido pela multinacional é que até 2025 todas as embalagens do seu portfólio terão pelo menos 25% de resina de plástico reciclável.
Na linha de lava roupa líquido, por exemplo, a companhia lançou uma fórmula seis vezes mais concentrada, que pode ser diluída em casa.
A tecnologia permitiu que a marca deixasse de utilizar mais de 580 toneladas de plástico virgem por ano nas embalagens, uma vez que que os produtos ficaram menores, demandando 72% menos material, além de menos uso de água no processo de fabricação.
Para Juliana Marra, gerente de assuntos corporativos da Unilever Brasil, a companhia adota um olhar holístico para avançar nessa agenda.
“Por meio do foco em inovação, estamos trazendo soluções disruptivas e eficientes onde toda a cadeia de valor se beneficia. Isso passa por analisar processos, fórmulas, designs, serviços e fornecedores para repensar o impacto dos nossos produtos na sociedade”, explica.
Outras marcas da companhia no setor de higiene pessoal, como Seda, Suave, Dove e Clear, também já têm ao menos 50% de resina reciclável nas embalagens.
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No portfólio de cabelos, a marca TRESemmé foi a primeira a dar início à substituição do plástico virgem por reciclado em 2018.
Recentemente, relançou toda a linha com frascos feitos com plástico 100% reciclado e reciclável no Brasil e Estados Unidos — dois dos principais mercados para a marca.
“A responsabilidade socioambiental guia a estratégia de negócios da companhia há mais de uma década, e vamos avançar progressivamente em todo nosso portfólio impactando nossos consumidores, clientes, distribuidores e o nosso negócio”, observa Marra.
No mês passado, a Unilever também anunciou que usaria tubos recicláveis para suas marcas de pastas de dentes. A empresa espera que as novas embalagens estejam disponíveis ainda este ano na França e Índia.
“Os novos tubos foram lançados inicialmente na França com a marca Signal, e passarão a ser utilizados na maior linha da empresa no país, Integral 8, que representa 35% do portfólio de pasta de dente da empresa no país”, disse o comunicado.
O objetivo é que todo o portfólio de pastas de dentes da companhia – que inclui marcas como CloseUp no Brasil — seja envasado em tubos recicláveis até 2025.
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