Ameaça de sanções

Trump ameaça impor tarifas à Rússia se guerra na Ucrânia não terminar em 10 dias

Presidente dos EUA afirma que adotará medidas contra Moscou caso não haja recuo e admite incerteza sobre impacto das tarifas no conflito

Donald Trump fala durante o 'AI Summit' da Casa Branca, no Andrew W. Mellon Auditorium, em Washington/DC, em 23 de julho de 2025 (Foto Joyce N. Boghosian/Oficial Casa Branca)
Donald Trump assina decretos durante o 'AI Summit' da Casa Branca, em Washington/DC, em 23 de julho de 2025 (Foto Joyce N. Boghosian/Oficial Casa Branca)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça (29/7), que deu um prazo de “10 dias a partir de hoje” para a Rússia encerrar a guerra na Ucrânia. Segundo ele, caso não haja recuo de Moscou, “vamos colocar tarifas”.

Em coletiva a bordo do Air Force One, na volta aos EUA após quatro dias na Escócia, Trump admitiu incertezas sobre o impacto das possíveis medidas. “Não sabemos ainda o quanto as tarifas vão ou não afetar a Rússia”.

Trump não detalhou se as “tarifas” abordadas por ele dizem respeito às “sanções secundárias” ao petróleo russo já anunciadas pelo governo americano anteriormente também sob um prazo para que o presidente Vladimir Putin encerrasse o conflito na Ucrânia.

O republicano, em ocasião anterior, chegou a mencionar a possibilidade de impor sobretaxas de até 100% contra os russos.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias