Magazine Luiza anuncia programa para coleta de lixo eletrônico

lixo eletrônico
Imagem de Maruf Rahman por Pixabay

A rede varejista Magazine Luiza (Magalu) anunciou nesta segunda (7) a instalação de pontos de coleta de lixo eletrônico em 33 lojas físicas da Grande São Paulo.

A inciativa, em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), pretende distribuir os postos de coleta por mais de 500 lojas pelo Brasil até o fim do ano — as próximas serão no interior de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.

A coleta e destinação será responsabilidade da ABREE.

“A gestão dos resíduos é um tema crucial para o Magalu”, disse a gerente corporativa de sustentabilidade da empresa, Ana Luiza Herzog.

“Vamos aproveitar a capilaridade das nossas mais de 1,3 mil lojas físicas espalhadas pelo país e a força da nossa marca para impulsionar a conscientização para esse tema”.

[sc name=”adrotate” ]

Brasil é quinto maior produtor de lixo eletrônico

Estudo do The Global E-waste Monitor revela que o Brasil é o quinto maior produtor de resíduos eletrônicos no mundo, atrás apenas de China, EUA, Índia e Japão.

Em 2019, foram geradas mais de duas mil toneladas. Estimativas apontam que desde 2013, apenas 2% do resíduo eletrônico foi reciclado no país.

Até 2030, o Brasil produzirá 680 mil toneladas/ano de resíduos eletrônicos, e cada brasileiro será responsável pela geração de 3,4 quilos de lixo digital, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, de 2010) atribui ao fabricante a obrigação de dar o destino, processo também chamado de logística reversa. Cabe aos proprietários dos equipamentos entregá-los para que possam ser corretamente descartados e reciclados.

O sistema de logística reversa no Brasil é normatizado pelo  Decreto 10. 240/2020, que estabelece um percentual de equipamentos a serem coletados e de municípios com serviços de logística reversa. Objetivo é chegar a chegar a 400 até 2025.

Cada cidade deverá instalar um ponto de coleta a cada 25 mil habitantes.

Segundo estimativa de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 1.440 municípios com mais de 25 mil habitantes.

*Com informações da Agência Brasil

[sc name=”recircula” ]

[sc name=”news-transicao” ]