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O gás do Nordeste chega, enfim, aos consumidores do Sudeste

Com a interconexão entre TAG e NTS, produtores como Origem e Brava acessam os principais centros de consumo do país

Flávia Barros (Origem Energia), Erick Portela (NTS) e Ovídio Quintana (TAG) durante painel da gas week 2024 em Brasília
Flávia Barros (Origem Energia), Erick Portela (NTS) e Ovídio Quintana (TAG) durante painel da gas week 2024 em Brasília

PIPELINE.Interconexão entre TAG e NTS marca a chegada de gás dos produtores do Nordeste, como Origem e Brava, aos principais centros de consumo do país; e traz uma nova dinâmica para a abertura do mercado.

ANP abre debate sobre tarifas de transporte diferenciadas para estocagem e térmicas. YPFB vende gás para Edge. MME lança sistemática do Leilão de Reserva de Capacidade e mais. Confira:


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O gás natural dos produtores do Nordeste, enfim, chegou ao Centro-Sul.

interconexão entre as redes de gasodutos da Transportadora Associada de Gás (TAG) e da Nova Transportadora do Sudeste (NTS) derruba a principal barreira para o pleno funcionamento da malha integrada nacional.

E desenha uma nova dinâmica de mercado em 2025: ao menos duas produtoras de gás da região já iniciaram o movimento em direção aos principais centros de consumo do país:

Além delas, a Eneva, que opera o hub de Sergipe, também contratou a interconexão e começou a acessar novos mercados para o seu gás natural liquefeito (GNL) importado.

A seguir, a gas week se debruça sobre essa nova dinâmica e possíveis implicações para a abertura do mercado. 


A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) emitiu, na virada do ano, a autorização para a operação da interconexão – um processo cuja análise, pelo regulador, se estendeu desde 2023.

A interligação na Estação Cabiúnas, em Macaé (RJ), consiste na conexão física entre os gasodutos da TAG e NTS e permite a transferência bidirecional de até 20 milhões m³/dia entre as transportadoras.

Uma obra de R$ 46 milhões e de apenas 850 metros, mas que muda a dinâmica do mercado.

Até então, as redes operavam de maneira segregada: o Terminal de Cabiúnas (Tecab) conseguia exportar gás do Rota 2 tanto para a NTS quanto para a TAG, mas por instalações separadas – e pertencentes à Petrobras.

Não quer dizer que as redes do Sudeste e Nordeste não conversassem entre si. Embora não houvesse uma conexão direta entre as duas malhas, era possível, a partir do Tecab enviar volumes do pré-sal para a malha da TAG.

ShellGalp e Equinor, alguns dos agentes que encabeçaram a abertura do mercado, na virada de 2021 para 2022, se valeram desse caminho.

Do ponto de vista dos fluxos físicos de molécula, portanto, no dia a dia, a malha funcionava como um sistema integrado.

O gás, em geral, segue o sentido Sudeste-Nordeste – e assim deve continuar. E mesmo quando era necessário inverter o sentido, era possível gerenciar essas mudanças no fluxo, mas com a interface da Petrobras.

Mas o Tecab só permite essa flexibilidade para a injeção de gás offshore das bacias de Campos e Santos.

E do ponto de vista comercial, a falta de uma conexão independente impunha complexidades (inclusive fiscais) que barravam a chegada do gás dos produtores do Nordeste ao Centro Sul (à exceção do Espírito Santo, que se encontra na malha da TAG, antes da interconexão).

“Sem a independência naquele ponto, não poderia ocorrer troca de custódia dentro de uma instalação na Petrobras, por exemplo”, comenta o diretor Comercial e Regulatório da TAG, Ovídio Quintana.

A lógica operacional seguia até então o desenho herdado da época do monopólio em que a Petrobras era dona dos gasodutos e gerenciava esses fluxos dentro de uma infraestrutura associada aos seus ativos de processamento.

A partir do momento em que as transportadoras foram privatizadas, surgiu a necessidade da interconexão — que é, antes de tudo, um avanço para a fusão de áreas de mercado.

Sem que o gás precise passar mais pela infraestrutura da Petrobras – um concorrente – os agentes podem agora negociar mais diretamente suas moléculas.

A diretora Comercial da Origem Energia, Flávia Barros, conta que a interconexão foi importante para viabilizar a entrada da companhia no mercado livre do Sudeste.

“Para fazer nossa molécula chegar na malha da NTS precisávamos de uma terceira parte. A interconexão deu mais fluidez, simplificou”, afirma.

“O que a gente busca no mercado de gás, com o marco regulatório de 2021 [Lei do Gás], na prática, é o unbundling, a independência do midstream. O midstream independente é que vai gerar competitividade, um grande e interessante jogo de preços, afirma o CEO da NTS, Erick Portela.

A tarifa de contratação do transporte nessa nova interconexão possui um desconto de 90%, o que ajuda a mitigar os custos de utilização do trânsito entre as duas redes.

“O próximo passo é evoluir para reduzir o custo da interconexão, num movimento de facilitar a vida do usuário, para que no futuro ele não precise contratar nem a interconexão”, defende Quintana.

Aliás… a consulta prévia aberta pela ANP para revisar a Resolução 15/2014 (critérios de cálculo das tarifas de transporte) entrará também na discussão sobre os critérios e diretrizes para o repasse de receitas entre transportadoras nas interconexões.

Com a interconexão das malhas da TAG e NTS e a chegada do gás nordestino ao Sudeste, o desenho da nova geografia da abertura do mercado se reforça.

Nordeste foi o primeiro grande laboratório dos novos entrantes (e é onde o mercado, de fato, se desconcentrou), mas o direcionamento de gás privado para o Centro-Sul é uma tendência em curso.

E a expectativa é que o Sudeste (com a força de atração de seu mercado consumidor) gradualmente puxe esse gás que antes ficava “aprisionado” no mercado nordestino (ou pelo menos parte dele).

No sentido contrário, a interconexão significa, no limite, poder levar gás boliviano (ou futuramente o argentino) até o Nordeste. 

Ou seja, um mercado interconectado é um mercado com mais liquidez.

Para Ovídio Quintana, esse redesenho do mercado deve ter implicações diretas sobre o preço do gás daqui para frente.

“A interconexão estimula a maior participação e atração de agentes. E no momento em que você gera mais opções, os fluxos podem acontecer naturalmente”

“E quando você eleva as opções, aumenta o poder de barganha de quem compra”, afirma.

Transporte. ANP pretende aproveitar consulta prévia sobre as tarifas dos gasodutos para abrir debate amplo, incluindo a criação de tarifas diferenciadas para projetos de estocagem e termelétricas.

Distribuição. Energisa vai investir R$ 137,7 milhões este ano na ES Gás e na Agric (de biometano e biofertilizantes). Além disso, as quatro distribuidoras da região Nordeste na qual a companhia entrou em 2024 (Algás, Cegás, Copergás e Potigás) vão investir, juntas, R$ 208,9 milhões.

– No Espírito Santo, aliás, o mercado livre respondeu por 82% do gás movimentado pela indústria em janeiro, segundo a ES Gás.

Bolívia. A YPFB assinou com a Edge seu primeiro contrato para venda direta de gás boliviano no Brasil. O acordo, celebrado no fim do ano passado, vai até o fim de 2026.

LRCAP.  MME publica portaria com a sistemática do Leilão de Reserva de junho e abre duas frentes para negociação da ampliação da capacidade de térmicas.

— Pelas regras, os agentes poderão negociar a capacidade adicional em conjunto com a existente, como um único empreendimento, com contratos de dez anos; ou negociar apenas a capacidade adicional, como uma usina nova – cujos contratos serão, por sua vez, de 15 anos.

Termelétricas. O Brasil terá em 2025 a maior expansão da capacidade instalada desde 2013: 3,18 GW. Grandes projetos a gás estão programados para entrar em operação, como GNA II (RJ) e Barcarena (PA).

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