ASSINE A NEWSLETTER E RECEBA PRIMEIRO POR EMAIL
Essa newsletter é enviada primeiro
aos assinantes, por e-mail.
COMECE SEU DIA
APRESENTADA POR
Contato da redação
epbr@eixos.com.br
AO VIVO COP26 | A partir das 18h, live comandada por Gabriel Chiappini repercute todos os acontecimentos do dia na Cúpula do Clima da ONU. Inscreva-se: https://bit.ly/
em jogo
Na próxima reunião do CNPE, em 22 de novembro, o governo vai definir a mistura obrigatória do biodiesel para 2022, disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, nessa terça (9/11). O percentual de mistura foi reduzido diversas vezes desde 2020, mas especialmente este ano, em razão do preço do óleo de soja.
— “Foi reduzido temporariamente, não só pelo preço, muito pelo contrário (…) Ano passado, tivemos que reduzir porque não tinha biodiesel. Não podemos ficar mudando a mistura mês a mês”, justificou o ministro.
— A partir de 1º de janeiro do próximo ano, terminam os leilões de biodiesel promovidos pela ANP. A medida preocupa os produtores do biocombustível, que temem um colapso no abastecimento.
— A decisão de extinguir os leilões foi reiterada diversas vezes pelo MME e pelo CNPE. A ANP já aprovou o novo modelo de comercialização, que retira a Petrobras como intermediadora das compras do biocombustível.
— Com a mudança no mercado a caminho, a S&P Global Platts lançou uma avaliação de preços de biodiesel brasileiro DAP (entregue no local) em Paulínia (SP), em vigor desde 3 de novembro de 2021.
— A avaliação reflete o biodiesel especificação padrão ANP e transações para volumes entre 100 e 250 metros cúbicos. Outros volumes podem ser considerados e normalizados para a faixa de volume padrão.
— A Platts considera as indicações de compra/venda e as transações com pagamento em até dez dias da entrega. A avaliação é publicada em real e dólar por metro cúbico diariamente, refletindo o valor às 16h30 no horário de São Paulo.
— No período de 3 de novembro a 30 de dezembro de 2021, a Platts irá considerar indicações de compra, indicações de venda e transações para o biodiesel entregue em janeiro de 2022, quando se extinguem os leilões da ANP. A partir de 3 de janeiro, a avaliação refletirá o biodiesel entregue entre 1 a 7 dias após a data de publicação.
— Na ausência de indicações de compra, indicações de venda, transações ou valores de mercado, a Platts irá considerar as variações da principal matéria-prima, incluindo a avaliação Platts do óleo de soja FOB Paranaguá
— Com a avaliação, a Platts pretende dar transparência ao mercado brasileiro de biodiesel durante a transição do leilão mandatório para um mercado baseado em negociações spot e contratos a termo.
PUBLICIDADE
PetroRio vende quase 2 milhões de barris em outubro A PetroRio registrou a venda de 1,922 milhão de barris de petróleo em outubro, de acordo com dados operacionais preliminares e não auditados divulgados pela companhia. Foi a terceira maior venda mensal registrada pela PetroRio em 2021, e quase cinco vezes maior que a venda de setembro, que foi de 424.563 barris.
— Quanto à produção, a petroleira totalizou 31.480 barris de óleo equivalente por dia (boepd) no mês passado.
— A PetroRio opera os campos de Frade, Polvo e Tubarão Martelo, na Bacia de Campos. Ainda detém 10% de participação no campo de gás de Manati, no litoral da Bahia, que foi vendida em novembro de 2020, mas a operação ainda aguarda conclusão.
— Em consórcio com a Cobra, a PetroRio foi escolhida pela Petrobras para participar de negociações exclusivas para os termos finais de compra e venda dos campos de Albacora e Albacora Leste, em águas profundas da Bacia de Campos.
NTS e TAG planejam gasodutos para 2022 e 2023 A Nova Transportadora do Sudeste (NTS) e a Transportadora Associada de Gás (TAG), as duas principais transportadoras privadas de gás natural do Brasil, têm planos de construir novos gasodutos entre 2022 e 2023. Devem ser os primeiros projetos instalados no país após a sanção da Lei do Gás.
— Em um primeiro momento, o foco está em pequenas conexões. A NTS pretende construir em 2022 o gasoduto Itaboraí-Guapimirim (GASIG), de 11 km, que ligará a UPGN da Petrobras no Polo GasLub (antigo Comperj), em Itaboraí (RJ), à malha nacional.
— Já a TAG tem planos de conectar o terminal de regaseificação de Sergipe à malha nacional até o fim de 2023, por meio de um gasoduto de 25 km. Valor
Data emperra mercado de carbono brasileiro O principal ponto de divergência no Congresso Nacional em relação ao projeto de lei 528/21, que regulamenta o mercado de carbono, trata da data de sua implementação, de acordo com o autor do PL, deputado federal Marcelo Ramos (PL/AM), que está na COP26, em Glasgow, na Escócia.
— Em entrevista exclusiva à epbr, Ramos fez um apelo aos líderes partidários e ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL) para que a votação da matéria seja pautada rapidamente. A regulação é considerada essencial para o avanço do mercado de carbono regulado no país.
Royalties da SIX A ANP realizou nessa quarta (9/11) audiência pública para obter contribuições sobre minuta de acordo para o recolhimento de royalties referentes à produção de petróleo e gás proveniente de xisto na Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), da Petrobras, em São Mateus do Sul (PR).
— A audiência foi realizada em São Mateus do Sul. O diretor da ANP Dirceu Amorelli disse que “a audiência pública que estamos realizando tem como objetivo escutar a comunidade local”.
— Após inúmeras discussões técnicas com a ANP, a Petrobras propôs encerrar as pendências relacionadas aos royalties por meio do pagamento parcelado de R$ 559 milhões. O acordo, porém, gerou denúncia da Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro) à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
MME preocupado com abastecimento de combustíveis Em audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado sobre a política de preços da Petrobras nessa terça (9/11), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, manifestou uma “preocupação grande” com a possibilidade de desabastecimento de combustíveis, caso haja alteração na forma como a Petrobras reajusta seus preços.
— Segundo o ministro, o preço do petróleo tende a avançar mais com a chegada do inverno no hemisfério norte, que, em razão da necessidade de aquecimento, faz aumentar a demanda por gás e por outros combustíveis.
— “Temos de ter preocupação grande com desabastecimento. Mudar qualquer coisa, tem que ser com critério, transparência e governança. Todos estamos trabalhando nisso para que a gente possa dar uma resposta à sociedade, e tenho certeza que vai ocorrer”, declarou. G1
— Há ao menos dois projetos no Senado para derrubar a política de Preços de Paridade de Importação (PPI). Um do senador Jader Barbalho (MDB/PA) e outro do senador Rogério Carvalho (PT/SE).
Guedes e Silva e Luna no Senado A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado marcou para dia 23 de novembro a audiência com os ministros da Economia Paulo Guedes, de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna. O convite foi aprovado nessa terça (9/11) na comissão.
— Será mais uma audiência para falar sobre os sucessivos aumentos dos combustíveis promovidos pela petroleira e a política de Preços de Paridade de Importação (PPI). CNN Brasil
Governo descarta racionamento e apagão O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que o país já pode se considerar livre de um programa de racionamento compulsório de energia e riscos de apagões, como em 2001.
— “As medidas adotadas permitiram que o país permanecesse com a segurança energética e com o fornecimento de energia para todos os consumidores”, afirmou Albuquerque. De acordo com o ministro, com a chegada das chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste, os reservatórios deverão alcançar o nível de 25,4% no fim deste mês.
— Para 2022, Albuquerque informou que o setor não deverá enfrentar novo risco de desabastecimento. “Não há nenhuma indicação de que possamos ter algum problema em termos de racionamento e apagão”, garantiu. Valor
Outorgas de eólica e solar “bateram no teto”, avalia Aneel A corrida por outorgas para projetos de geração eólica e solar bateu no teto e já soma mais de 185 mil MW, sendo 145 mil MW em solar e 40 mil MW para eólicas. Com a marca, foi superada a capacidade de o mercado absorver esses projetos, segundo o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, informou a Coluna do Broadcast, do Estadão.
— Para regular a ordem de entrada em funcionamento dos empreendimentos, a agência estuda realizar um leilão, que a permitiria definir quem poderá se conectar para atender ao crescimento carga de energia.
— “Para que haja uma disputa na qual todos tenham direito, nada melhor do que um processo competitivo para definir quem poderá conectar primeiro sua usina”, diz Pepitone.
Petrobras interpela Ciro Gomes na Justiça A Petrobras apresentou ao Tribunal de Justiça (TJ) do Ceará uma interpelação judicial contra Ciro Gomes, conta Ancelmo Gois, de O Globo. A empresa quer saber o que ele quis dizer sobre a companhia “distribuir R$ 32 bilhões de reais de lucro apenas no trimestre, para meia dúzia de milionários estrangeiros”.
— A fala de Ciro está presente em um vídeo seu postado no YouTube, com o título “Olha o que eu vi na frente da Petrobras”. Ele aparece no Rio de Janeiro para mostrar “contradições” sobre os lucros da estatal e a miséria da população.
— Segundo o advogado da Petrobras, Ciro não apresenta “quaisquer evidências e/ou comprovações, deixando de lado, inclusive, informações públicas e notórias, continuamente fornecidas ao grande público pela Petrobras, em típica atitude de quem almeja criar e disseminar fake news”.
Petróleo atinge mais alto nível em duas semanas Os preços do petróleo subiram para o nível mais alto em duas semanas nessa terça (9/11), depois que os EUA suspenderam as restrições de viagens e outros sinais de uma recuperação pós-pandemia global impulsionaram as perspectivas de demanda, enquanto a oferta permanecia apertada.
— Os futuros do Brent avançaram 1,35 dólar, ou 1,6%, para fechar em 84,78 dólares o barril, enquanto o WTI subiu 2,22 dólares, ou 2,7%, para fechar em 84,15 dólares. Reuters
Por e-mail, você recebe também recebe diariamente a agenda das autoridades