O que está em jogo
Marun no CA de Itaipu
O presidente Michel Temer nomeou nesta segunda-feira o ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, como conselheiro de Itaipu Binacional. Marun terá mandato até 16 de maio de 2020 no Conselho de Itaipu. Temer também exonerou Marun do comando da Secretaria, onde será substituído pelo general-de-divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz.
Premiação
Com a nomeação, feita no último dia de sua gestão, Michel Temer parece premiar um aliado de toda a hora do seu governo. Marun deixou de disputar a reeleição como deputado federal para permanecer no comando da Secretaria de Governo. “”Não disputarei, mesmo sendo o primeiro colocado nas pesquisas no estado. Estou alinhado ao projeto nacional de contribuir para que este governo tenha ainda mais realizações”, afirmou ao Estadão. Tinha se elegido em 2014 para o primeiro mandato como deputado federal.
Marun entra na vaga de Frederico Matos de Oliveira, que foi exonerado nesta segunda-feira do cargo depois de renunciar. Oliveira havia sido indicado pelo próprio Temer em dezembro do ano passado, quando atuava como Diretor da Secretaria de Governo. Marun assumiu a secretaria de Governo da Presidência dois dias antes de Oliveira ser indicado para o cargo.Currículo
Carlos Eduardo Xavier Marun, engenheiro civil e advogado, natural de Porto Alegre (RS), deputado federal por Mato Grosso do Sul, foi vice-líder da bancada do seu partido, assumiu também os mandatos de deputado estadual e vereador, naquele estado. Como ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República fez a interlocução entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo.
Temer também exonerou nesta segunda-feira Marcos Bezerra Abbott da função de representante do Ministério das Relações Exteriores junto à Itaipu Binacional e do cargo de Secretário-Geral das Relações Exteriores do Ministério das Relações Exteriores.
Vaga aberta no CNPE
O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, dispensou a pedido, José Eduardo de Azevedo da vaga de representantes dos estados no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Azevedo está deixando o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo e será substituído por Heber Viana de Resende.
Veja aqui: Quem comandará energia nos estados produtores de petróleo e gás em 2019
Eólicas em operação
A Aneel liberou as unidades geradoras para início de operação comercial a partir do dia 29 de dezembro de 2018:
. EOL Esperança do Nordeste. Unidades Geradoras: UG1 a UG13, de 2.100 kW cada, totalizando 27.300 kW de capacidade instalada. Localização: Município de São Bento do Norte, estado do Rio Grande do Norte.
. EOL GE Maria Helena. Unidades Geradoras: UG1, UG2 e UG9 a UG13, de 2.100 kW cada, totalizando 14.700 kW de capacidade instalada. Localização: Município de São Bento do Norte, estado do Rio Grande do Norte.
. EOL Potiguar. Unidades Geradoras: UG4 a UG13, de 2.100 kW cada, totalizando 21.000 kW de capacidade instalada. Localização: Município de São Bento do Norte, estado do Rio Grande do Norte.
. EOL Dreen Guajiru. Unidades Geradoras: UG1 a UG10, de 2.100 kW cada, totalizando 21.000 kW de capacidade instalada. Localização: Município de São Bento do Norte, estado do Rio Grande do Norte.
. EOL GE Jangada. Unidades Geradoras: UG03 a UG13 com 2.100 kW cada, totalizando 23.100 kW de capacidade instalada. Localização: Município de São Bento do Norte, estado do Rio Grande do Norte.
epbr leu
Investimentos de estatais aumentam 61% em 2018
A retomada de projetos da Petrobras foi o principal fator responsável pelo aumento. Só na companhia o volume investido subiu 70%, segundo Wagner Cardoso, gerente-executivo de infraestrutura da CNI. Folha
Muito além do desmanche
Mas se a conveniência de uma simplificação tributária é consenso, o mesmo não se aplica a pelo menos outras duas propostas enquadradas na mesma classificação e recém-anunciadas por integrantes da equipe de Bolsonaro. São elas: licenciamento ambiental automático, defendido pelo presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, e dispensa da inspeção diária dos frigoríficos, plataforma da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O mínimo que se pode dizer a respeito dessas ideias é que são polêmicas.
Atual gestão quer seguir colaborando na Petrobras, diz Nelson Carvalho
Em mensagem de fim de ano enviada a cerca de 70 mil colaboradores, o presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Nelson Carvalho, afirma que integrantes da atual gestão têm interesse em continuar a colaborar na petroleira a partir de janeiro de 2019, quando toma posse o presidente eleito Jair Bolsonaro e também a nova diretoria da companhia. Valor
Fique de olho!
Presidência da República
Michel Temer
Sem compromisso oficial
Ministério de Minas e Energia
Ministro
Moreira Franco
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição
Secretário-Executivo
Márcio Félix
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição
Secretário de Petróleo e Gás
João Vicente Vieira
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição
Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Marcos Jorge
André Pepitone
Despacho internoDiretor
Efrain da Cruz
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição
Diretora
Elisa Bastos Silva
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição
Diretor
Rodrigo Limp
Férias
Diretor
Sandoval Feitosa Neto
Férias
ANP
Décio Oddone
Despacho interno
Diretor
Aurélio Amaral
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição
Diretor
José Cesário Cecchi
Recesso
Diretor
Dirceu Amorelli
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição
Diretor
Felipe Kury
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição
Ivan Monteiro
Licença Remunerada – Substituta Diretora Solange GuedesDiretora de Exploração e Produção
Solange Guedes
Sem compromissos oficiais.
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Rafael Grisolia
Sem compromissos oficiais.
Diretor de Assuntos Corporativos
Eberaldo de Almeida Neto
Sem compromissos oficiais.
Diretor de Desenvolvimento da Produção
Hugo Repsold
Sem compromisso oficial
Diretor de Refino e Gás Natural
Jorge Celestino
Sem compromissos oficiais.Diretor de Governança e Conformidade
Rafael Mendes Gomes
Sem compromissos oficiais
Diretor de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão
Nelson Silva