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Você vai ver aqui: Rússia chega a acordo com Opep+ para novo corte. O Brent, para novembro, avançou 1,87%, a US$ 86,83 o barril.
Governo cita apagão e pede suspensão de PDV da Eletrobras. O ofício cita que “o evento originário” do blecaute ocorreu em ativos operados pela Chesf, subsidiária da Eletrobras.
Acordos comerciais para SAF arrefecem, depois de um biênio 2021-2022 agitado, impulsionado por políticas públicas, sobretudo na Europa e EUA.
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Rússia chega a acordo com Opep+ para novo corte. O vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, disse que os “parâmetros básicos” do novo corte serão conhecidos na próxima semana. A Rússia já se comprometeu, anteriormente, a reduzir em 300 mil barris/dia as suas exportações em setembro, depois de um corte de 500 mil barris/dia em agosto.
E o petróleo sobe. O Brent, para novembro, avançou 1,87%, a US$ 86,83 o barril. A commodity encerrou o mês de agosto com uma valorização acumulada de 1,64%. O movimento ocorre à medida que o mercado aposta num aperto ainda maior da oferta global nos últimos meses de 2023.
Venezuela recebe cargas da Eni e Repsol para aliviar falta de combustível. A estatal PDVSA descarregou um carregamento de 260 mil barris de nafta enviado pelas petroleiras europeias. A nafta será misturada com gasolina para ajudar a aplacar a escassez de combustível que manteve os venezuelanos em filas nos postos durante dias.
Governo cita apagão e pede suspensão de PDV da Eletrobras. O Ministério de Minas e Energia reiterou o pedido feito em julho à empresa para que ela suspenda seu plano de demissão voluntária.
– Em ofício assinado pelo ministro Alexandre Silveira, o MME manifesta preocupação quanto ao potencial impacto da saída de funcionários na continuidade da prestação de serviços da companhia.
– O apagão do dia 15 de agosto foi usado como argumento para reforçar o pedido. O ofício cita que “o evento originário” do blecaute ocorreu em ativos operados pela Chesf, subsidiária da Eletrobras.
Acordos comerciais para SAF arrefecem. O ritmo de fechamento de novos contratos de fornecimento de combustível de aviação sustentável abrandou este ano, depois de um biênio 2021-2022 agitado, impulsionado por políticas públicas, sobretudo na Europa e EUA.
– De acordo com a S&P Global Commodity Insights, nos primeiros sete meses de 2023, os volumes de negócios de compra de SAF responderam por 46% dos níveis de 2022.
Custo médio do hidrogênio verde é de US$ 2,87 a US$ 3,56 o kg no Brasil. O novo índice LCOH Brasil, da Clean Energy Latin America (Cela), leva em consideração as características de cada estado brasileiro.
– Segundo a consultoria, esses valores podem chegar a um patamar entre US$ 1,69 e US$ 1,86 o kg, com otimizações de ordem técnica e operacional, redução do custo de investimentos nos projetos, concessão de incentivos fiscais e custos melhores de financiamento, estimou a CELA.
Mais um híbrido flex no mercado brasileiro. A Kia se prepara para começar a vender em 2025 um carro 1.0 híbrido flex. A coreana é a primeira montadora a anunciar o plano de ter um modelo importado que poderá ser abastecido com etanol. Os híbridos flex disponíveis no Brasil, hoje, são produzidos localmente pela Toyota e CAOA Chery.
Eólicas offshore. A estatal lançou uma nova campanha de medição eólica offshore a partir de plataformas de óleo e gás em águas rasas no litoral dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Espírito Santo.