PPSA tem novo presidente

PPSA tem novo presidente

O que está em jogo

PPSA tem novo presidente 
José Eduardo Vinhaes Gerk é o novo presidente da Pré-Sal Petróleo SA (PPSA). Gerk vai substituir Ibsen Flores Lima, que comandava a estatal desde novembro de 2016.

— O novo presidente é a primeira indicação da atual gestão do MME para o comando da estatal, que é o braço da União nos contratos de partilha da produção do pré-sal e vai representar o estado no leilão do excedente da cessão onerosa. Não existem atualmente outras mudanças previstas para a direção da empresa.

— Formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com mestrado e doutorado em engenharia mecânica pela COPPE/UFRJ e especialização em Engenharia de Petróleo pela Universidade Petrobras, Gerk possui 30 anos de experiência na indústria de petróleo e gás. O engenheiro iniciou sua carreira na Petrobras, posteriormente atuou como consultor e gestor de empresas e é professor titular do curso de engenharia da Universidade Veiga de Almeida, informa a PPSA.

Novas medidas para o diesel
O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem, durante sua Live semanal no Facebook, que na próxima semana novas medidas para os caminhoneiros serão anunciadas. Ele comentou a decisão anunciada pela Petrobras de a BR Distribuidora criar o Cartão Caminhoneiro, que pretende garantir o preço do diesel para minimizar os impactos dos reajustes da estatal sobre o preço do frete.

— “O caminhoneiro passa no posto de combustível, preenche o cartão, e ele vai pagar o preço do óleo diesel do dia. Comprou, por exemplo, 500 litros de óleo diesel. Ele tem direito a 500 litros de óleo diesel, não interessa se o preço do petróleo subiu ou não. Isso é uma vantagem. Garante a ele que seu frete não será consumido por possíveis reajustes no preço do óleo diesel”, comentou Bolsonaro.

— Bolsonaro parabenizou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o ministro da Infraestrura, Tarcísio Freitas, pela criação do Cartão Caminheiro da BR Distribuidora.

— A decisão do governo de criar um cartão para os caminhoneiros é uma clara medida para tentar evitar uma nova greve da categoria, que conseguiu no ano passado paralisar o governo Michel Temer.  Já há interpretação de que a medida é a primeira interferência do governo Bolsonaro no setor, já que as distribuidoras que não quiserem perder mercado também terão que garantir o preço e prazo praticado pela BR Distribuidora.

Congresso se move
O anúncio feito pela Petrobras de uma nova política de preços para o diesel gerou repercussão no Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, Gilberto Abramo (PRB/MG) protocolou um requerimento pedindo a realização de audiência pública com os ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e da Economia, Paulo Guedes, além do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, para discutir a nova política de preço do combustível. Mais

PL para dividir recursos do pré-sal
A proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, de dividir parte do Fundo Social do Pré-Sal  com estados e municípios será enviada ao Congresso Nacional em um novo texto. A proposição a ser apresentada pela equipe econômica deve pedir alterações na Lei do Petróleo (Nº 9.478/1997) e na Lei do Pré-Sal (Nº 12.351/2010).

A nova estratégia da equipe de Guedes mostra que sua pasta não deve se esforçar pela aprovação do PL 10.985/2018, que prevê uma solução para o risco hidrológico mas também alterações no fundo social e dispõe sobre a criação de fundo para expansão de dutos de gás (Brasduto). Mais

MPF pede retirada de blocos da oferta permanente da ANP
O Ministério Público Federal solicitou à ANP manifestação sobre a existência de blocos exploratórios para a produção de petróleo e gás em áreas com potencial impacto sobre terras indígena e áreas de especial interesse ambiental na oferta permanente. O MPF quer retirada dos blocos do leilão, já que – segundo o órgão – há registro de bloco no encontro das águas dos rios Negro e Solimões. Mais

Confiança da indústria recua 1,8 ponto, diz pesquisa da FGV
O Índice de Confiança da Indústria, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), recuou 1,8 ponto de fevereiro para março. Com isso, o indicador caiu para 97,2 pontos, em uma escala de zero a 200, o menor nível desde dezembro passado.

A confiança diminuiu em 14 dos 19 segmentos industriais pesquisados. O Índice da Situação Atual, que mede a confiança dos empresários no momento presente, teve queda de 1,7 ponto, para 97,1 pontos, após quatro avanços consecutivos.

— De acordo com o pesquisador da FGV Aloisio Campelo Jr., a queda da confiança do empresariado sugere que o setor continua “em ritmo sonolento”, mesmo depois de ter conseguido equilibrar estoques no mês anterior.

epbr leu

Copenhague quer se tornar neutra em carbono em seis anos
Uma cidade pode zerar suas emissões de gases estufa? Copenhague pretende fazer exatamente isso, e em pouco tempo. Esta cidade, antes uma capital industrial encardida, pretende até 2025 tornar-se neutra em carbono –ou seja, ela pretende gerar mais energia renovável do que a energia suja que consome.

Saudi Aramco leva controle da Sabic por US$ 69 bilhões
A Saudi Basic Industries Corporation (Sabic), uma das maiores petroquímicas do mundo, confirmou em comunicado que seu maior acionista, o fundo soberano da Arábia Saudita (Public Investment Fund of Saudi Arabia), chegou a um acordo para venda da fatia de 70% que detém na companhia para a estatal Saudi Aramco. Valor

Descoberta de gás no Egito traz esperança de crescimento
O presidente Abdel Fattah el-Sisi gosta de anunciar seus planos para a modernização do Egito, como a nova capital administrativa, atualmente em construção, perto do Cairo. Mas a maioria dos egípcios enxerga o governo dele como uma época de inflação descontrolada, colapso da moeda e cortes nos subsídios que tornaram combustível, eletricidade e água mais caros.Estadão

Em live, Bolsonaro sinaliza mais medidas para caminhoneiros
Em seu live no Facebook desta quinta-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) falou diretamente aos caminhoneiros sobre a nova política de preços do diesel da Petrobras e sinalizou que novas medidas em favor da categoria podem ser adotadas. Folha

FS Bioenergia investe R$ 1 bi em usina de etanol de milho 
A FS Bioenergia – joint venture entre o americano Summit Agricultural Group, do bilionário Bruce Rastetter, e a mato-grossense Tapajós Participações – pode se tornar uma das três maiores produtoras de etanol do Brasil utilizando o milho como matéria-prima. Valor

Eletrobras vai à Justiça por indenizações
A Eletrobras entrará na Justiça para buscar o recebimento de uma quantia bilionária relativa à remuneração da indenização por investimentos feitos e não amortizados em ativos antigos de transmissão. Valor

CPFL vê tendência de retomada do crescimento do consumo
Depois de registrar um crescimento de 2,5% na energia distribuída em 2018, a CPFL Energia vê espaço para continuidade da recuperação do mercado de distribuição, disse Gustavo Estrella, presidente da companhia, em entrevista ao Valor.

Fique de olho! 

Presidência da República

Presidente Jair Bolsonaro
8h30 Onyx Lorenzoni, Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República e Deputado Pastor Marco Feliciano (PODE/SP)
Palácio do Planalto

09h00 João Otávio de Noronha, Presidente do Superior Tribunal de Justiça
Palácio do Planalto

09h30 Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Comandante da Aeronáutica; Major-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, e Dennis A. Muilenburg, Presidente do Conselho, Presidente & Diretor Executivo da Boeing
Palácio do Planalto

10h30 Ricardo Vélez Rodríguez, Ministro de Estado da Educação
Palácio do Planalto

13h30 Gustavo Canuto, Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional
Palácio do Planalto

Vice-presidente Hamilton Mourão
Sem compromissos divulgados

Ministério de Minas e Energia

Ministro
Bento Albuquerque

09h30 – Reunião do Conselho de Adm. da Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A.
Local: Rio de Janeiro

12h30 –  Almoço na Escola Superior de Guerra
Local: Rio de Janeiro

15h00 – Audiência com Presidente Executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello
Local: Rio de Janeiro

Secretária-Executiva
Marisete Pereira
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição

Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Márcio Félix
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição

Ministério da Economia

Ministro da Economia
Paulo Guedes
9h00Audiência com Carlos Langoni, diretor do Centro de Economia Mundial da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Local: Ministério da Economia – Avenida Presidente Antonio Carlos, 375, Castelo – Rio de Janeiro – RJ10h00 Audiência com Antonio Megale – presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)
Marcelo Guaranys – Secretário Executivo
Marcos Cintra – Secretário da Receita Federal
Carlos Da Costa – Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade
Marcos Troyjo – Secretário Especial do Comércio Exterior e Assuntos Internacionais
Yana Dumaresq – Secretária Especial Adjunta de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais
Lucas Ferraz – Secretário de Comércio Exterior
Caio Megale – Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação da SEPEC/ME
Carlos Zarlenga – Presidente da General Motors
Marcos Munhoz – Diretor da General Motors
Antonio Filosa – Presidente para a América Latina – FIAT
Antonio Sergio Martins Mello, Diretor de Relações Institucionais – FIAT
Local: Ministério da Economia – Avenida Presidente Antonio Carlos, 375, Castelo – Rio de Janeiro – RJ15h00 Audiência com Osiane Arieira, presidente do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Superintendência de Seguros Privados – SINDSUSEP
Solange Paiva Vieira – Superintendente da SUSEP
Marcelo Guaranys – Secretário Executivo – ME
Juliene Guerra – Diretora Jurídica do SINDSUSEP
Local: Ministério da Economia – Avenida Presidente Antonio Carlos, 375, Castelo – Rio de Janeiro – RJ

16h00 Audiência com Maria Silva Bastos, presidente da Goldman Sachs Brasil, e Marcelo Serfaty, sócio-fundador G5 Partners
Salim Mattar – Secretário Especial de Desestatização e Desinvestimento
Local: Ministério da Economia – Avenida Presidente Antonio Carlos, 375, Castelo – Rio de Janeiro – RJ

17h00 Reunião com Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras
Rafael Grisolia – Diretor Financeiro da Petrobras
Carlos Alberto Pereira de Oliveira – Diretor de Exploração e Produção da Petrobras
Taisa Maciel – Gerente Executiva do Jurídico da Petrobras
Local: Ministério da Economia – Avenida Presidente Antonio Carlos, 375, Castelo – Rio de Janeiro – RJ

Aneel
Diretor-Geral
André Pepitone

09:00 – 13:00        Reunião Mensal com as Distribuidoras Designadas para Prestação de Contas
09:00 – 11:00        Reunião – Neoenergia/ENERGISA/EQUATORIAL/EDP/CPFL/ENEL – Agenda de desoneração tarifária
10:00 – 11:00        Reunião – Ministro Raimundo Carreiro – TCU, Apresentação da governança da Aneel
15:30 – 16:30        Reunião – Visita da Subsecretária Adjunta do Departamento de Energia dos Estados Unidos.
17:00 – 18:00        Reunião – ANATEL – Compartilhamento de Postes.Diretor
Efrain da Cruz

09:00 – 13:00        Reunião Mensal com as Distribuidoras Designadas para Prestação de Contas
09:00 – 11:00        Reunião – Neoenergia/ENERGISA/EQUATORIAL/EDP/CPFL/ENEL – Agenda de desoneração tarifária
14:30 – 15:30        Despacho interno
16:00 – 17:00        Despacho interno
17:00 – 18:00        Reunião – ANATEL – Compartilhamento de Postes.Diretora
Elisa Bastos Silva
00:00 – 18:00        Viagem a serviço
00:00 – 18:00        Viagem a serviço
00:00 – 18:00        Viagem a serviço
00:00 – 18:00        Viagem a serviço
00:00 – 18:00        Viagem a serviço
09:00 – 11:00        Reunião – Neoenergia/ENERGISA/EQUATORIAL/EDP/CPFL/ENEL – Agenda de desoneração tarifária

Diretor
Rodrigo Limp

09:00 – 13:00        Reunião Mensal com as Distribuidoras Designadas para Prestação de Contas
09:00 – 11:00        Reunião – Neoenergia/ENERGISA/EQUATORIAL/EDP/CPFL/ENEL – Agenda de desoneração tarifária

Diretor
Sandoval Feitosa Neto

09:00 – 13:00        Reunião Mensal com as Distribuidoras Designadas para Prestação de Contas
09:00 – 11:00        Reunião – Neoenergia/ENERGISA/EQUATORIAL/EDP/CPFL/ENEL – Agenda de desoneração tarifária
15:00 – 15:30        Resultados preliminares do P& D perdas não técnica.
16:00 – 17:00        Regulamentação de Corrente Contínua em Alta Tensão – CCAT
17:00 – 18:00        Enc: ENC: Reunião – ANATEL – Compartilhamento de Postes.
17:00 – 17:30        Despacho interno

ANP
Diretor-Geral

Décio Oddone
9h00 Despachos internos
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ.

10h00 Reunião com representante do Sindaçúcar PE
Pauta: Convite para o Fórum Nordeste – Desafios e Oportunidades nos Setores de Biocombustíveis, Etanol e Energias Limpas.
Participantes: Renato Cunha (Sindaçúcar PE), Décio Oddone (ANP), Andrea Machado (ANP).
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ.

10h30 Despachos internos
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ

11h00 Reunião com representantes do Governo Britânico
Pauta: atualização sobre os programas de colaboração do governo britânico na área de energia no Brasil.
Participantes:  Embaixador do Reino Unido no Brasil Vijay Rangarajan, Simon Wood (Consulado Britânico no RJ), Hugo Phillips (Consulado Britânico no RJ), Renato Cordeiro (Consulado Britânico no RJ), Décio Oddone (ANP), Andrea Machado (ANP).
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ

13h00 Despachos internos
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ

19h10 Embarque para Tel Aviv – Israel
Local: Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão – Rio de Janeiro/RJ.

Diretor
Aurélio Amaral

9h10 Voo para São Luís/MA
Local: Aeroporto do Rio de Janeiro – Santos Dumont16h00 Palestra com o tema “Logística de Distribuição de Combustível no Brasil”
Local: Universidade Federal do Maranhão-UFMADiretor
José Cesário Cecchi

Despachos internos
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ

Diretor
Dirceu Amorelli

Sem compromissos oficiais agendados

Diretor
Felipe Kury

11h00 Reunião Institucional com a empresa The Stakeholder Company – TSC
Pauta: Inteligência Artificial no Mapeamento e Monitoramento de Stakeholders
Participantes: Diretor Felipe Kury (ANP), Eliane Petersohn (ANP), Claudio Jorge (ANP), Luciano Lobo (ANP),  Terence Lyons (TSC), Amalia Casas (TSC), Deise  Monteiro (TSC).
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ

13h00 Despachos Internos
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ

15h30 Consulta e Audiência Pública nº 5/2019
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ

Petrobras
Presidente
Roberto Castello Branco

Despachos Internos
Local:Edifício Sede – Rio de JaneiroDiretor de Exploração e Produção
Carlos Alberto Pereira de Oliveira

Agenda não divulgada até o fechamento desta ediçãoDiretor Financeiro e de Relações com Investidores
Rafael Grisolia

Agenda não divulgada até o fechamento desta edição

Diretor de Assuntos Corporativos
Eberaldo de Almeida Neto

Licença Remunerada – 23 à 31/03 – Substituto Gerente Executivo Maurício Diniz

Diretor de Desenvolvimento da Produção
Rudimar Lorenzatto

Agenda não divulgada até o fechamento desta edição

Diretora de Refino e Gás Natural
Anelise Quintão Lara

Agenda não divulgada até o fechamento desta edição

Diretor de Governança e Conformidade
Rafael Mendes Gomes
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição

Diretor de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão