Comece seu Dia

Petrobras vai retomar fábrica de fertilizantes com ou sem Unigel, diz governador de Sergipe

Comece seu dia bem-informado com as principais notícias sobre petróleo, gás, energia e política

Fabio Mitidieri, governador de Sergipe, concede entrevista ao estúdio Abpip durante a Sergipe Oil & Gas, em Aracaju, em 24/7/2024 (Foto: Alisson Torres/epbr)
Fabio Mitidieri, governador de Sergipe, concede entrevista ao estúdio Abpip durante a Sergipe Oil & Gas, em Aracaju (Foto: Alisson Torres/epbr)

COMECE SEU DIA

APRESENTADA POR

Logo Copa Energia

Entre em contato: [email protected]

Você vai ver por aqui:

  • Retomada de fertilizantes pela Petrobras em Sergipe
  • Silveira defende revisão de contrato de distribuição de gás
  • Rússia bate recorde de exportação de gás para a China
  • TCU determina fiscalização na energia por assinatura

Quer receber mais cedo por e-mail? Assine gratuitamente aqui

A Petrobras vai decidir até o fim deste ano se reassume a fábrica de fertilizantes de Sergipe ou se retomar as operações em acordo com a Unigel, disse o governador sergipano, Fabio Mitidieri, em entrevista ao estúdio abpip nesta quarta-feira (24/7) durante a Sergipe Oil & GasVeja a íntegra.

O político afirmou que o compromisso foi assumido pela presidente da estatal, Magda Chambriard durante encontro para discutir os projetos de gás e fertilizantes no estado na última semana.

  • “Se vai ser com a própria Petrobras ou com a Unigel isso ainda não foi definido, mas o importante é que a plataforma vai ser reativada“, disse Mitidieri.

A fafen de Sergipe está paralisada por conta do preço do gás, assim como a da Bahia, que também foi vendida pela Petrobras para a Unigel. A estatal chegou a fazer um contrato de “tolling” no ano passado, mas encerrou o acordo.

Mitidieri também reforçou o interesse do governo estadual de ampliar a participação na distribuidora de gás canalizado Sergás.

  • “Temos as maiores reservas de gás da América Latina, não faz sentido o estado sair da Sergas, pelo contrário”, disse.

O governo sergipano defende, junto com consumidores e produtores, a mudança do contrato de concessão da distribuidora, para diminuir o impacto da distribuição no preço do gás natural.

O pleito foi reforçado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que defendeu a revisão dos contratos da Sergás, com a redução da taxa de retorno da companhia, de 20% para 10%.

  • “Não faz sentido uma distribuidora estadual de gás natural ter um retorno tão elevado, dado o baixo risco do negócio. Isso não existe em nenhum lugar do mundo”, disse o ministro na abertura do Sergipe Oil&Gas.

Silveira criticou a concentração de mercado e os preços elevados no setor de gás natural, afirmando que isso impede a competitividade e resulta em tarifas abusivas para os consumidores. O ministro disse que uma “côrte do gás” loteou o Brasil e levou a preços abusivos.

  • A declaração foi uma resposta às pressões que vem sofrendo de grupos empresariais do setor de gás natural por conta das recentes medidas adotadas pelo governo e que foram encaradas como favorecimento à Âmbar Energia, empresa do grupo J&F, de propriedade dos irmãos Batista.
  • agência epbr apurou que parte dessas críticas eram direcionadas ao empresário Carlos Suarez, um dos mais influentes do setor no país e apelidado de “Rei do Gás”.

Rússia bate recorde de exportação de gás para China. O presidente da Rosneft, Igor Sechin, afirmou que as exportações de gás natural russo para a China devem atingir um recorde de 40 bilhões de metros cúbicos em 2024.

Opinião: A CP 10 da ANP e o futuro das tarifas de transporte de gás. Se o gasoduto Subida da Serra for classificado como gasoduto de distribuição, poderá haver retirada de volume significativo de contratação do sistema de transporte, escrevem Eduardo Müller Monteiro e Patricia Guardabassi.

Reforma tributária vai incentivar carros menos poluentes, diz Alckmin. O vice-presidente Geraldo Alckmin disse que a aplicação do Imposto Seletivo nos carros elétricos não significa aumento da tributação, já que a alíquota vai variar de acordo com as emissões. Com isso, vai incentivar os carros menos poluentes, incluindo elétricos.

G20 deve liderar enfrentamento à crise climática, defende Marina Silva. A ministra do Meio Ambiente afirmou que o G20 tem a obrigação de liderar a luta contra a crise climática, que já causa prejuízos financeiros e humanos significativos. Ela destacou a necessidade de mobilizar recursos financeiros e promover uma transição justa e inclusiva para economias de baixo carbono.

TCU determina que Aneel fiscalize energia por assinatura. O Tribunal de Contas da União ordenou que a agência reguladora fiscalize a comercialização de créditos de usinas solares remotas pelo modelo de micro e minigeração distribuída, que pode estar concedendo subsídios indevidos. A Aneel deve apresentar um plano de fiscalização em 60 dias.

Preço é principal fator para consumidor livre, diz Urca Trading. A principal motivação para a migração para o mercado livre de energia continua sendo a busca por preços mais competitivos, afirma o CEO da Urca Trading, Dante Beneveni. Empresas também se preocupam com o uso de fontes renováveis e a segurança do abastecimento.

Da geração distribuída para o mercado livre. As empresas Trinity e Evolua estão se unindo para expandir a experiência da geração distribuída para o mercado livre de energia, oferecendo soluções personalizadas e serviços integrados para consumidores interessados em otimizar seus custos energéticos.

Texto alterado para correção do nome do CEO da Urca Trading, Dante Beneveni. 

Por e-mail, você recebe mais cedo e com a agenda das autoridades. Assine!