Comece seu Dia

Governo federal elege nesta quinta (27/4) os novos conselheiros da Petrobras

União vai eleger os novos conselheiros da maior empresa do país; Petrobras concluiu reestruturação e Tolmasquim assume transição e energia

Governo federal elege nesta quinta (27) os novos conselheiros da Petrobras. Na imagem: Edifício-sede da Petrobras (Edise), na avenida Chile, no Rio de Janeiro (Foto: Rodrigo Soldon/Flickr)
Edifício-sede da Petrobras (Edise), na avenida Chile, no Rio de Janeiro (Foto: Rodrigo Soldon/Flickr)

COMECE SEU DIA

APRESENTADA POR 

Entre em contato
[email protected]

Você vai ver aqui: a União vai eleger hoje os novos conselheiros da maior empresa do país; Petrobras concluiu reestruturação proposta pela nova gestão e Tolmasquim assume área de transição e energia; e mais: novo diretor de compliance.

Na Câmara, debate sobre imposto de carbono, regulação do mercado de fósseis após reforma tributária. A importação de diesel da Rússia e combustível chega mais barato no Brasil (mas nem tanto). E Chile busca papel ativo sobre a exploração do lítio, mineral da transição.

Quer receber primeiro, por email? Assine gratuitamente aqui.

O governo federal vai definir nesta quinta (27/4) os novos conselheiros da Petrobras, após concluir outra etapa importante da transição para do governo Lula: a reestruturação das diretorias, que passam a contar com uma área dedicada à transição energética.

–  A partir da eleição, a Petrobras vai poder tomar decisões importantes a respeito de temas caros ao governo, como a política de preços de combustíveis e o aumento dos investimentos, além da aprovação dos projetos para o novo plano estratégico e da venda de ativos.

– A assembleia também vai aprovar os resultados em 2022, assim como determinar a distribuição de pagamentos aos acionistas. A AGO vai ocorrer de forma digital, a partir das 13h. Na íntegra: Eleição de conselheiros na Petrobras vai concluir transição para novo governo Lula

O compliance da companhia também foi definido nesta terça (26/7), com a eleição de Mário Spinelli como novo diretor de Governança e Conformidade. É a última diretoria a ter o comando definido, já que os outros sete diretores executivos assumiram os cargos em março.

– Membros do atual conselho, contudo, tentaram reconduzir Salvador Dahan para um segundo mandato de dois anos — o que seria inédito desde a criação da diretoria.

– Mário Spinelli atuava como diretor de compliance na Protiviti-ICTS, desde 2022, e já foi ouvidor-geral da Petrobras por dois mandatos (2016 e 2021). É auditor de carreira da CGU e foi representante brasileiro no grupo anticorrupção do G-20 (2010).

Tolmasquim é eleito primeiro diretor de Transição Energética Após o aval do conselho de administração, o executivo passa a coordenar as atividades de descarbonização, mudanças climáticas, novas tecnologias e sustentabilidade. Vai incorporar também as atividades comerciais de gás naturalVeja como ficou a nova organização.

Entidades pressionam contra perfuração na Foz do Amazonas Documento entregue ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, pede que uma decisão sobre a exploração de petróleo na região passe antes pela avaliação ambiental das áreas sedimentares e participação da sociedade nas discussões. (epbr)

Câmara debate imposto sobre fósseis em reforma tributária Deputados federais envolvidos na reforma tributária já começam a avaliar medidas de regulação de emissões por meio da taxação de carbono – dentre elas a criação de um imposto seletivo para combustíveis fósseis, como a gasolina, em fases futuras do detalhamento de novas regras tributárias.

— Em tese, frações da receita gerada por esse instrumento fiscal poderiam ser direcionadas a ações de impacto ambiental. (epbr)

Importação de diesel russo sobe 26 vezes desde o início da guerra O país se tornou, em março, a terceira maior exportadora para o mercado brasileiro. Historicamente pouco relevantes, as importações do derivado de origem russa dispararam em meio a mudanças no fluxo do comércio global de combustíveis. Entenda o que levou a disparada das importações da Rússia.

Enquanto isso, Rússia toma controle de subsidiárias A decisão do governo de Vladimir Putin, de tomar o controle das subsidiárias russas das empresas de energia Uniper, da Alemanha, e Fortum, da Finlândia, acontece após a edição de um decreto presidencial (Dow Jones)

Gasolina responde por quase 30% da inflação em abril Preço do derivado subiu 3,47% em abril, pelo índice IPCA-15, a prévia da inflação oficial do governo.A partir de 1º de março, o governo retomou parcialmente a cobrança dos impostos federais para o combustível – o que impactou os preços no IPCA-15, cuja coleta ocorreu entre os dias 16 de março e 13 de abril de 2023. (Valor)

O preço do petróleo, aliás, dá sinais de queda no mercado internacional O Brent para julho fechou o dia, nesta quarta (26/4), com queda de 3,57%, a US$ 77,72. Investidores seguem preocupados com a perspectiva para a demanda global pela commodity, em meio ao enfraquecimento da atividade em países desenvolvidos, a reabertura tímida na China e as fragilidades do setor bancário dos EUA. (Valor)

Governo retoma prazos originais para cumprimento das metas do RenovaBio Decreto estabelece até 31 de dezembro de cada ano o prazo para as distribuidoras comprovarem o cumprimento de suas metas individuais de descarbonização. A data limite foi flexibilizada por um decreto do então presidente Jair Bolsonaro (PL), dando às distribuidoras até 30 de setembro para comprovar a compra de créditos CBIOs referentes a 2022. (epbr)

Diamante Energia busca alternativas ao carvão Controladora do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (740 MW), em Santa Catarina, terá de se preparar para o fim das operações do ativo após 2040 e aposta na captura e armazenagem de carbono (CCS) e no gás natural como vetores de sua estratégia de transição. A companhia mira, ainda, oportunidades na indústria de fertilizantes nitrogenados – também inserido na cadeia de valor do gás. (epbr)

Mercado de carros elétricos deve crescer 35% em 2023 De acordo com a Agência Internacional de Energia, o mercado global de veículos elétricos deve ser impulsionado por políticas de incentivos nacionais. A expansão segue concentrada na China, Europa e EUA, embora comece a ganhar impulso na Ásia, com Índia, Tailândia e Indonésia. (epbr)

Chile sinaliza papel ativo sobre lítio Ministro da Economia, Nicolás Grau, disse que o objetivo do novo modelo de parcerias público-privadas na exploração dos maiores depósitos de salmoura “é o controle”.

– Na semana passada, o presidente chileno, Gabriel Boric, anunciou um novo modelo no qual o Estado assumirá o controle acionário em futuras PPPs no setor. A estatal Codelco ficará encarregada de negociar os termos caso a caso, inclusive com os dois produtores existentes (SQM e Albemarle Corp). (Bloomberg)