comece seu dia

Cerca de 5 mil revendedores de botijões aderem ao Gás do Povo 

Distribuição das primeiras recargas gratuitas de botijões a famílias de baixa renda começa na segunda (24)

Lula e Silveira durante o lançamento do 'Gás do Povo', no Aglomerado da Serra em Belo Horizonte (MG), em 4 de setembro de 2025 (Foto Ricardo Botelho/MME)
Lula e Silveira durante o lançamento do 'Gás do Povo', no Aglomerado da Serra em Belo Horizonte/MG (Foto Ricardo Botelho/MME)

NESTA EDIÇÃO. Programa social do governo para o gás de botijão tem 5 mil revendas inscritas até o momento. 
 
Incêndio interrompe negociações no penúltimo dia da COP30
 
Trump retira tarifas adicionais sobre produtos brasileiros. 
 
Petrobras tem sub-representação de trabalhadores negros.


EDIÇÃO APRESENTADA POR

O novo programa social para o gás de botijão do governo Lula (PT), o Gás do Povo, teve a adesão de cerca de 5 mil revendedores até o momento, segundo fontes consultadas pela agência eixos.

A primeira etapa do programa começa a ser implementada na segunda-feira (24/11)

  • A iniciativa vai começar por dez capitais: Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). 

Na quarta (19/11), o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério da Fazenda atualizaram os preços de referência do gás liquefeito de petróleo (GLP) que serão aplicados na iniciativa. 

  • Os valores serão atualizados a cada 12 meses ou, extraordinariamente, a critério do comitê gestor. 
  • Também haverá um gatilho para sinalizar a necessidade de novo reajuste dos preços de referência estaduais.

Uma primeira portaria sobre os preços dos botijões foi publicada em outubro. Na época, houve críticas das distribuidoras e revendedoras.

A iniciativa é uma reformulação do vale-gás e vai distribuir cargas gratuitas de botijões a famílias de baixa renda. 

  • Até então, o governo repassava o benefício em dinheiro. Agora, o beneficiário pode optar por receber a recarga gratuita. 
  • A expectativa é beneficiar 15,5 milhões de famílias, atendendo 46 milhões de pessoas, com a distribuição de um botijão de 13 kg para famílias que recebem até meio salário mínimo por mês.

O programa foi instituído pela Medida Provisória 1313/2025, que está em tramitação no Congresso Nacional. 

  • No começo de novembro, foi instalada a Comissão Mista para discutir o texto, com o deputado Hugo Leal (PSD/RJ) como relator e o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) como presidente.
  • Tramitando em regime de urgência, a medida precisa ser aprovada até 11 de fevereiro de 2026 para não caducar.


Incêndio na COP. O penúltimo dia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém (PA) foi marcado por um incêndio em um estande da Blue Zone, o que levou à evacuação imediata das salas de negociações, com delegações nacionais deixando o local. Não houve feridos e o fogo foi controlado

Pressão para longe dos fósseis. Antes do incidente, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse na quinta (20), em Belém, que a crise climática está causando prejuízos bilionários em todo o mundo e que é preciso enfrentar a contribuição dos combustíveis fósseis para as emissões globais.

Também nas empresas. Um grupo de 120 empresas e organizações que trabalham com setor privado e governos subnacionais entregou à COP30 uma carta pedindo compromisso dos países com um roteiro para a transição para longe dos combustíveis fósseis.

  • EDF, Fortescue, H&M Group, Natura, Saint-Gobain e Volvo aderiram ao apelo por sinais claros aos investimentos. 

Tarifas dos EUA. O presidente dos EUA, Donald Trump, retirou a tarifa adicional de 40% imposta sobre produtos brasileiros a partir de agosto. Em ordem executiva publicada na noite de quinta (20), Trump divulgou uma lista dos produtos que foram liberados (veja em .pdf) e afirmou que as negociações com o Brasil ainda estão em curso. 

  • Na semana passada, os EUA já haviam retirado as tarifas iniciais de 10% sobre produtos do agronegócio.  

Fusões e aquisições. A ExxonMobil comprou uma participação de 40% no gasoduto de líquidos de gás natural Bahia, da Enterprise Products, localizado no Texas (EUA). O acordo prevê a expansão do projeto para uma capacidade de até 1 milhão de barris/dia. (Dow Jones/Valor Econômico)

Preço do barril. Os contratos futuros do petróleo fecharam em queda na quinta-feira (20) acompanhando o movimento mais amplo de aversão ao risco em Wall Street após o fim da euforia com o balanço da Nvidia.

  • O Brent para janeiro recuou 0,20% (US$ 0,13), a US$ 63,38 o barril

Sub-representação. A participação de trabalhadores negros na Petrobras segue abaixo da realidade do mercado: são 32,8% dos quadros, frente aos 55,4% entre os ocupados no país. Um estudo do Dieese e da FUP mostra que a sub-representação é ainda maior na gerência, onde a presença negra caiu de 25,3% em 2010 para 23,8% em 2024.

  • O número total de empregados negros também recuou entre 2016 e 2022 e só voltou a crescer a partir de 2023.

Opinião: O carvão ainda é essencial em indústrias como a siderurgia, alumínio, indústria química e fabricação de cimento, setores nos quais o uso desse mineral permanece resistente, dada a falta de alternativas viáveis em grande escala, escreve Fernando Luiz Zancan, o presidente da Associação Brasileira do Carbono Sustentável.

Newsletter comece seu dia

Inscreva-se e comece seu dia bem informado sobre tudo que envolve energia