Essa newsletter é enviada primeiro
aos assinantes, por e-mail.
Assine gratuitamente
COMECE SEU DIA
APRESENTADA POR
em jogo
O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a liberação da venda direta de etanol das usinas para os postos de combustíveis. Prevê que a medida pode importar na redução de 20 centavos por litro do biocombustível.
“Se Deus quiser a gente vai romper essa barreira e a nossa previsão é que o preço caia pelo menos 20 centavos o litro do etanol, porque evita o que a gente chama de passeio do álcool”, afirmou o presidente, durante sua live semanal veiculada nas redes sociais. Folha
Horas antes da Live, Bolsonaro havia se encontrado no Palácio do Planalto com produtores de etanol do Nordeste, que defendem a liberação da venda da direta. Saíram de lá defendendo que a mudança deve ser feita pelo Congresso Nacional, o que seria a via mais rápida por conta da quantidade de projetos já em andamento. Mas não foi descartado um novo projeto. Valor
Em epbr: Impasse entre áreas do governo paralisa medida provisória da venda direta de etanol
A Unica é contra. O presidente da associação que representa produtores de cana-de-açúcar e etanol, Evandro Gussi, já afirmou na CME que o ideal seria reduzir as exigências para a criação de novas distribuidoras e, assim, facilitar a verticalização por parte de produtores. A Unica teme o aumento da tributação sobre a produção.
Gussi e Bolsonaro vão juntos para a Índia no final do mês tentar vender o etanol brasileiro para indianos. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, também participa do encontro.
-
Gussi vai participar de paniel sobre como construir uma matriz energética limpa junto com o presidente da Indian Sugar Mills Association no próximo dia 27.
A proposta da Unica é estudada pela ANP. A agência e parte do governo entendem que é possível liberar a venda direta do etanol pelos produtores, sem prejuízos na fiscalização do mercado e com potenciais benefícios para os consumidores. Mas como há impostos federais que incidem exclusivamente na distribuição, os encargos precisam ser transferidos para o produtor – a chamada monofasia tributária.
- Uma possibilidade, em estudo, é a criação de um agente autorizado para comercialização restrita de etanol hidratado combustível, com a obrigação de recolhimento de tributos federais, atualmente realizada pelas distribuidoras.
PUBLICIDADE
A Petrobras vai licitar, na fronteira com a Bolívia, o volume de 10 milhões de m³/dia de gás natural que a importa do país vizinho. A informação foi dada nesta quinta (16/1) pelo diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), José Cesário Cecchi, durante reunião colegiada do órgão regulador, quando foi aprovado a assinatura de Termo de Compromisso entre a estatal, a agência e a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), que realiza a chamada pública para contratação de capacidade de transporte de gás boliviano.
- A empresa venderá o gás pelo preço de compra na Bolívia acrescido de 2,4% de margem de comercialização. epbr
A ANP fechou contrato com a Ecology para elaboração do Estudo Ambiental de Área Sedimentar (EAAS) na parte offshore da Bacia de Sergipe-Alagoas/Jacuípe. Também será proposto um plano de ação para estudos e pesquisas e para monitoramento, de forma a ampliar o conhecimento socioambiental da Bacia e apresentado dados para subsidiar de o planejamento estratégico da autorga de blocos exploratórios.
Por que isso é importante? A Bacia de Sergipe-Alagoas é uma das mais promissoras fronteiras exploratórias do país depois da descoberta do pré-sal. A avaliação pode ajudar a identificar áreas para a oferta nos próximos leilões de blocos exploratórios da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Quem é afetado? Além da Petrobras, ExxonMobil, Enauta e Murphy Oil tem hoje atuação na exploração de gás natural na Bacia de Sergipe.A tendência é que o número de empresas cresça com a realização de mais leilões.
A parte marítima da Bacia de Sergipe é uma das grandes apostas de governos e mercado para o desenvolvimento de um novo mercado de gás natural no país. Governo local fez mudanças nas regras para consumidores livres e está trabalhando para privatizar a Sergas, distribuidora de gás do estado.
-
A Petrobras está para começar um teste de longa duração na região no reservatório de Farfan, uma das descobertas feita na região. O plano prevê a instalação do FPSO Cidade de São Vicente, conectado a um poço de produção. epbr
-
A descoberta de Poço Verde, da Petrobras, em águas profundas de Sergipe, tem 11,9 bilhões (P50) de m³ de gás natural in place (VGIP). epbr
-
A Petrobras também já está licenciando um gasoduto de 128 km de extensão para escoar a produção de gás natural dos projetos de produção dos reservatórios de Farfan, Barra e Muriú, na área dos blocos exploratórios BM-SEAL-10 e BM- SEAL-11, em águas profundas da Bacia de Sergipe-Alagoas. A produção do módulo 1 da região será feita a partir de um FPSO com primeiro óleo previsto para outubro de 2023.
-
A empresa pretende vender participações no projeto de águas profundas. A venda parcial dos ativos foi anunciada em maio, como parte do programa de desinvestimento da companhia, e vai envolver os blocos BM-SEAL-4, BM-SEAL-4A, BM-SEAL-10 e BM-SEAL-11, onde foram identificados seis prospectos, em fase final de delimitação.
A ExxonMobil está licenciando 11 poços exploratórios em áreas das 13a, 14a e 15a rodadas de licitação da ANP, quando a empresa adquiriu a operação dos blocos SEAL-M-351, SEAL-M-428, SEAL-M-430, SEAL-M-501, SEAL-M-503, SEAL-M-573. O poço mais perto da costa está a 67 km da cidade de Brejo Grande, em Sergipe.
O combate ao derramamento de óleo nas praias brasileiras vai ganhar bolsas de estudo pagas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que divulgou os projetos selecionados no Programa Capes Entre Mares. Foram selecionadas 12 propostas das 278 submetidas. Agência Brasil
A BR Distribuidora anunciou que negocia com exclusividade a aquisição da Stratura Asfaltos pela Bitumina Industries, com sede em Dubai. A Stratura atua na fabricação e distribuição de produtos para pavimentação e conservação de rodovias.
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) realiza na manhã desta sexta (17) protestos contra a decisão da atual diretoria da Petrobras de desativar a Araucária Nitrogenados (Ansa/Fafen-PR). O ex-senador Roberto Requião (MDB/PR) está participando de uma das manifestações no Paraná. Ao vivo
- A Petrobras anunciou a paralisação das atividades da planta na última terça (14), informando que a ANSA vem apresentando recorrentes prejuízos desde que foi adquirida em 2013. A empresa diz que o prejuízo de janeiro a setembro de 2019 foi de quase R$ 250 milhões. Para o final de 2020, as previsões indicariam prejuízo superior a R$ 400 milhões.
Por e-mail, você recebe também recebe diariamente a agenda das autoridades
[sc name=”newsletter”]