COMECE SEU DIA
APRESENTADA POR
Entre em contato
[email protected]
Os EUA chegaram a um compromisso com a Venezuela para suspender sanções à exportação de óleo e investimentos, em um momento que Joe Biden está sob pressão pela guerra no Oriente Médio. Os preços seguem em alta.
O Ibama pediu à Funai uma avaliação do possível impacto da exploração de óleo e gás na Bacia da Foz do Amazonas. A ANP vai leiloar 5 blocos do pré-sal em dezembro
Eletrobras: a retirada gradual dos subsídios das fontes incentivadas colaboram com a abertura do mercado livre. “Essas fontes, especialmente a eólica e a solar, já têm uma ampla competitividade”, diz Rodrigo Limp
Emirates compra SAF para voos de 2024 a 2025 partindo dos aeroportos de Schiphol em Amsterdã (Holanda) e Changi em Singapura. Por aqui, Stellantis vai fabricar veículos híbridos e 100% elétricos em Pernambuco.
Quer receber primeiro por email? Assine gratuitamente aqui
O governo dos EUA suspendeu nesta quarta (18/10), por seis meses, as sanções impostas ao setor de óleo e gás da Venezuela. A decisão libera a importação e exportação de petróleo e derivados, além de investimentos em exploração e produção.
– A suspensão pode ser renovada de acordo com a condução das eleições presidenciais por Caracas. Operações com empresas russas ou relacionadas ao governo russo continuam sob embargo norte-americano.
– Nicolás Maduro concordou com um roteiro para a realização das eleições presidenciais. O diálogo teve a participação de vários países em Bridgerton, Barbados. A Noruega atuou como facilitadora das conversas.
Os preços do petróleo recuam cerca de 1% na manhã de hoje, mas com Brent ainda negociado acima dos US$ 90 por barril.
Opep minimiza pedido do Irã por embargo de petróleo a Israel. Cartel parece disposto a evitar os apelos do Irã por um bloqueio contra Israel, em meio ao recrudescimento das tensões regionais depois da explosão em um hospital de Gaza que matou cerca de 500 pessoas. Tanto Israel como o Hamas negam a autoria do ataque (S&P Global Platts Commodity Insights).
O Ibama pediu à Funai uma avaliação do possível impacto em terras indígenas da exploração de óleo e gás do bloco FZA-M-059 na Bacia da Foz do Amazonas. De acordo com o órgão ambiental, a consulta é necessária em razão do sobrevoo de aeronaves em regiões com aldeias no município de Oiapoque (AP).
ANP vai leiloar 5 blocos do pré-sal na Oferta Permanente de Partilha. O 2º Ciclo da OPP, cuja licitação está marcada para 13 de dezembro, oferecerá as áreas Cruzeiro do Sul, Esmeralda, Jade e Tupinambá, na Bacia de Santos, e Turmalina, na Bacia de Campos.
Vazamento de gás tóxico em Mataripe deixa 14 hospitalizados. Trabalhadores da refinaria baiana administrada pela Acelen, do Mubadala, foram hospitalizados após inalarem gás químico que vazou de uma operação de descarregamento de hipoclorito de uma carreta para um tanque na refinaria, informou a Federação Única dos Petroleiros (FUP).
– A Acelen esclareceu que a situação foi rapidamente contida pelo time técnico da operação, segurança e meio ambiente da refinaria e que as pessoas que “sentiram desconforto respiratório após o incidente foram imediatamente assistidas e passam bem”.
Térmicas da crise. Os processos na Aneel relativos ao Procedimento de Contratação Simplificada (PCS) – as térmicas emergenciais contratadas em razão da crise de 2021 – não serão discutidos até a conclusão da análise no TCU, afirmou o diretor da agência, Ricardo Tili.
– Na terça-feira (17/10), a Frente Nacional dos Consumidores registrou uma queixa na Aneel, com críticas e cobrando o julgamento de nove processos relacionados à contratação emergencial.
Mercado livre. O vice-presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, defendeu nesta quarta (18/10) a retirada gradual dos subsídios concedidos às fontes incentivadas, que compreendem solar, eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCH).
– “Essas fontes, especialmente a eólica e a solar, já têm uma ampla competitividade. Não mais necessitam dos subsídios”, diz o executivo.
Emirates compra SAF para voos de 2024 a 2025. Empresa amplia acordo com a Neste para aquisição de mais 11 milhões de litros de combustível sustentável da aviação. O produto será adicionado ao querosene convencional que abastecerá os voos da Emirates partindo dos aeroportos de Schiphol em Amsterdã (Holanda) e Changi em Singapura. Com a expansão do contrato, este será o maior volume de SAF adquirido por uma companhia aérea baseada no Oriente Médio e na África até o momento.
Opinião: O marco legal do hidrogênio e as diretrizes para aperfeiçoamento estrutural das propostas de projeto de lei. Taxonomia e certificação devem destravar investimentos em hidrogênio de baixo carbono, seja como vetor energético ou como insumo industrial, avalia Marcos Ludwig
Stellantis vai fabricar veículos híbridos e 100% elétricos em PE. Empresa vai produzir, em Goiana, três sistemas diferentes combinando motores a combustão, flex e a etanol com elétricos. Inovações fazem parte do plano estratégico Dare Forward 2030, que visa a total descarbonização de suas operações e produtos até 2038.
Por e-mail, você recebe também recebe diariamente a agenda das autoridades