A Natura & Co, multinacional de cosmética que engloba as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop, captou esta semana US$ 1 bilhão com a emissão de Sustainability-linked bonds (SLBs) — títulos atrelados a metas de sustentabilidade assumidas pela Natura.
Realizada no mercado internacional, a oferta única foi a maior do tipo já feita na América Latina.
“A bem-sucedida captação de US$ 1 bilhão em títulos atrelados a metas de sustentabilidade é a maior oferta única por um emissor brasileiro. A forte demanda pelos papéis é um reconhecimento do mercado em relação à sólida capacidade do grupo de entregar resultados sociais, ambientais e financeiros”, afirmou Roberto Marques, CEO do grupo.
A demanda pelos títulos superou a oferta em quatro vezes e os recursos resultantes da emissão serão destinados ao refinanciamento de dívidas da companhia.
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Para emitir os SLBs, a empresa se comprometeu, até 2026, a reduzir a intensidade de emissões relativas de gases de efeito estufa em 13% e aumentar uso de plástico reciclado pós-consumo em 25% nas embalagens dos seus produtos, comparado aos níveis de 2019.
A operação tem vencimento em 2028 e juros de 4,125% ao ano. Caso as metas não sejam alcançadas pela empresa, haverá uma penalidade com o aumento de 0,65 ponto percentual da taxa de juros a partir de novembro de 2027.
Os bancos Bank of America (BofA) e HSBC coordenaram globalmente a operação, com a participação do Bradesco BBI, Citigroup, Itaú BBA e Morgan Stanley.
“A Natura já tem um longo histórico de compromisso com a sustentabilidade, e agora dá um passo além, ao conectar e alinhar metas financeiras e de sustentabilidade”, explica o executivo.
Segundo a empresa, desde 2007 a Natura é neutra em carbono, tendo compensado todas as suas emissões, considerando os escopos 1 (quando a empresa possui responsabilidade direta), 2 (consumo de energia) e 3 (responsabilidade indireta).
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