Combustíveis e Bioenergia

Montadoras devem indenização por dispositivos de fraude de emissão, decide tribunal alemão

Caso pode custar milhões de euros à Volkswagen, Mercedes-Benz e outras que equiparam veículos a diesel com dispositivos para mascarar os verdadeiros níveis de poluição

Volkswagen, Mercedes-Benz e outras montadoras devem indenização por dispositivos de fraude de emissão, decide tribunal alemão
Dispositivos manipuladores são mecanismos ou softwares que podem alterar os níveis de emissão dos veículos (Foto: Andreas Lischka/Pixabay)

Reuters – As montadoras devem pagar indenização por veículos a diesel equipados com dispositivos de controle de emissões ilegais, decidiu o mais alto tribunal federal da Alemanha nesta segunda-feira (26/6), em um caso que pode custar milhões de euros à Volkswagen, Mercedes-Benz e outras.

As empresas podem dever aos proprietários entre 5% e 15% do preço de compra de seus veículos, decidiu o tribunal, em um processo contra a Volkswagen, sua marca Audi e a Mercedes-Benz que tem implicações para processos semelhantes.

O juiz revogou indeferimentos anteriores por tribunais de tais reclamações e os encaminhou de volta aos tribunais de apelação. Cabia às montadoras provar que seus chamados dispositivos manipuladores eram funcionais e não ilegais, disse ela.

Dispositivos manipuladores são mecanismos ou softwares que podem alterar os níveis de emissão dos veículos, levando a inúmeras disputas judiciais sobre se os fabricantes os utilizam indevidamente para mascarar os verdadeiros níveis de poluição de seus veículos.

As montadoras argumentam que os dispositivos, que só são ligados em determinadas temperaturas, são necessários para proteger o motor e estão de acordo com a lei.

Mas os tribunais europeus estão cada vez mais apoiando os proprietários de carros e grupos ambientalistas que pedem recalls e indenizações de veículos com tais dispositivos, uma ressaca de alto custo do escândalo do diesel em 2015 – que se concentrou na Volkswagen – em um momento em que está sob pressão para se concentrar em a transição para veículos elétricos.

A decisão de segunda-feira foi uma mudança em relação à posição anterior do tribunal de que as montadoras só poderiam ser acusadas se instalassem intencionalmente um dispositivo ilegal, depois que o Tribunal Europeu de Justiça decidiu que os proprietários deveriam ser indenizados mesmo nos casos em que o dano aos queixosos foi causado por negligência.

Reportagem de Ursula Knapp, Victoria Waldersee, Ilona Wissenbach; Edição de Maria Sheahan e Mark Potter