Combustíveis e Bioenergia

Lula demite Jean Paul Prates; Magda Chambriard será presidente da Petrobras

O governo pediu que o Conselho de Administração da Petrobras se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como presidente de forma negociada

Presidente Lula demite Jean Paul Prates do comando da Petrobras e Magda Chambriard será nova CEO. Na imagem: Presidente Lula e Jean Paul Prates, CEO da Petrobras, se cumprimentam em evento de retomada dos investimentos na Rnest, em 18/1/2024 (Foto: Agência Petrobras)
Presidente Lula e Jean Paul Prates, CEO da Petrobras, durante evento de retomada dos investimentos na Rnest (Foto: Agência Petrobras)

RIO – O presidente Lula decidiu retirar Jean Paul Prates do comando da Petrobras cerca de um mês depois da crise sobre o pagamento de dividendos da estatal e um dia após a empresa anunciar queda de 38% no lucro líquido trimestral.

Magda Chambriard, ex diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), será a nova presidente da Petrobras, conforme antecipou a colunista Malu Gaspar, de O Globo, e foi confirmado pela agência epbr.

A estatal informou ao mercado que o Ministério de Minas e Energia indicou Magda para o comando da empresa.

O governo pediu que o Conselho de Administração da Petrobras se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como presidente de forma negociada.

“Jean Paul informou que, se e uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras”, comunicou a empresa em nota.

Prates estava no comando da Petrobras desde janeiro de 2023 e enfrentava resistência aberta do atual ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O Conselho de Administração da empresa é presidido por Pietro Mendes, atual secretário de Petróleo e Gás do MME, indicado por Silveira.

Na carta de despedida enviada aos diretores da estatal, Jean Paul diz ter tido ‘missão abreviada na presença de Silveira e Rui’. Confira a íntegra:

“Queridos amigos.

O presidente pediu meu cargo de volta agora há pouco. Deve nomear Magda. Amanhã conversaremos melhor. Danilo ficou tratando dos trâmites imediatos.

Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa. Não creio que haja chance de reconsideração. Vão anunciar daqui a pouco.

Só me resta agradecer a vcs e torcer que consigam ficar ou se reposicionar. Contém comigo no que eu puder fazer.

JPP.”

Matéria em atualização

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias