Geopolítica

Trump diz que Putin ofereceu ajuda para mediar acordo de paz na guerra entre Israel e Irã

Presidente dos EUA também prometeu manter petróleo em baixa até fim dos conflitos e criticou gasto militar dos aliados da Otan

Vladimir Putin durante sessão plenária do Congresso RSPP, em Moscou, em 18 de março de 2025 (Foto Kremlin)
Vladimir Putin durante sessão plenária do Congresso RSPP, em Moscou, em 18 de março de 2025 (Foto Kremlin)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (24/6) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, entrou em contato com ele para oferecer ajuda na mediação da paz entre Irã e Israel.

“Eu disse a ele: ‘Não preciso de ajuda com o Irã, preciso de ajuda com você‘”, relatou, em entrevista a repórteres a bordo do avião presidencial.

Trump disse ainda que quer conseguir um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia. “Essa guerra nunca teria acontecido se eu fosse presidente na época da invasão”, reiterou.

Questionado se segue comprometido com o artigo da Otan de defesa mútua, Trump se limitou a dizer que “depende da definição” estabelecida pela aliança. Ele voltou a defender que os países da organização devem aumentar os gastos em defesa.

Trump destacou também que “amou” o fato de os preços de petróleo terem caído desde segunda-feira (23/6). Segundo ele, o governo manterá as cotações em baixa até que as guerras em andamento sejam resolvidas.

Por André Marinho

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias