RIO — A TotalEnergies anunciou, na quarta (12/3), a assinatura de um acordo com a desenvolvedora alemã RWE para o fornecimento de 30 mil toneladas anuais de hidrogênio verde para a refinaria de Leuna, na Alemanha.
O contrato, que terá duração de 15 anos a partir de 2030, representa o maior acordo de fornecimento de hidrogênio a partir da eletrólise já firmado na Alemanha, segundo o anúncio.
O hidrogênio verde será produzido por um eletrolisador de 300 MW, construído e operado pela RWE na cidade de Lingen, com armazenamento local. A entrega será feita por meio de um gasoduto de 600 km, que levará o hidrogênio até os portões da refinaria.
A iniciativa evitará a emissão de aproximadamente 300 mil toneladas de CO2 por ano a partir de 2030, de acordo com a companhia.
“Estamos ansiosos para desenvolver ainda mais nossa parceria com a RWE, nossa colaboradora em vários projetos de energia eólica offshore na Alemanha e na Holanda. Este contrato de longo prazo para hidrogênio verde é um marco importante na redução das emissões de CO2 em nossa refinaria de Leuna”, disse Patrick Pouyanné, CEO da TotalEnergies.
Além do projeto em Leuna, a TotalEnergies já contratou mais de 200 mil toneladas anuais de hidrogênio renovável, de uma chamada de 500 mil toneladas, para suas unidades em La Mède, Grandpuits e Normandy, na França, além de refinarias no norte da Europa, em Antuérpia (Bélgica) e Zelândia (Holanda)
Gasodutos dedicados para hidrogênio na Alemanha
Pouyanné ainda destacou que a parceria será possível “graças à conclusão do H2 backbone pelas autoridades alemãs e ao seu apoio eficiente aos clientes de H2 verde, como nossa refinaria de Leuna”.
No ano passado, o Ministério Alemão de Assuntos Económicos e Ação Climática (BMWK) anunciou a construção da maior rede de hidrogênio da Europa.
O projeto deve investir 18,9 bilhões de euros até 2032, em 9.040 quilômetros de dutos capazes de transportar até 278 TWh de hidrogênio.
Já Markus Krebber, CEO da RWE, conta que este é o primeiro contrato de longo prazo para hidrogênio verde dessa magnitude com a TotalEnergies na Alemanha, que será âncora do projeto.
“Estamos orgulhosos de seis meses após a decisão de investimento para a construção da usina de eletrólise de 300 megawatts em Lingen, conquistamos um cliente âncora importante na TotalEnergies. Isso mostra que o hidrogênio funciona com os incentivos certos para os clientes”.
O governo alemão, juntamente com governos estaduais, liberaram mais de 619 milhões de euros para implementar dois dos grandes projetos de hidrogênio da RWE no país.
Parte dos recursos para a construção de um eletrolisador de 300 MW para gerar hidrogênio verde em Lingen, o outra para uma instalação de hidrogênio em Gronau-Epe.