BRASÍLIA – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), discutiu com o diretor executivo da Abu Dhabi National Oil Company (Adnoc), Khaled Salmeen’s, oportunidades de investimentos no setor de gás natural, incluindo fertilizantes.
Durante a agenda, Silveira tratou do leilão de gás da Pré-Sal Petróleo (PPSA) para 2025 e afirmou que a Adnoc se posiciona como potencial investidora no país. A expectativa da presidente interina da estatal, Tabita Loureiro, é que o leilão ocorra no segundo semestre do ano.
“Estamos trabalhando de forma estratégica para reduzir a dependência de importação de fertilizantes, buscando cada vez mais investimentos internacionais para expandir estes setores em nosso país. Isso fortalece o agronegócio brasileiro e gera divisas”, afirmou Alexandre Silveira.
Missão no Oriente Médio
O ministro está em missão ao Oriente Médio e retorna ao Brasil no dia 15 de janeiro. A viagem inclui reuniões bilaterais com autoridades e investidores nos Emirados Árabes e na Arábia Saudita.
Nos Emirados Árabes, Silveira tem reunião agendada com a ministra de Cooperação Internacional, Reem Al Hashimy, e com o príncipe herdeiro do país, Khaled al Nyhan. Durante a agenda, será assinado um memorando de entendimento sobre mineração sustentável.
Na Arábia Saudita, o ministro se reúne com o príncipe Abdulzaziz Bin Salman al Saud, que também é ministro da Energia, e com o ministro de Indústria e Mineração, Bandar Alkhorayef.