Internacional

SBM vai construir quinto FPSO para a ExxonMobil na Guiana

Navio-plataforma vai produzir no campo de Whiptail e terá capacidade de 250.000 barris de óleo por dia

Guiana adia seu 1º leilão de O&G. Na imagem: FPSO Liza Unity, em operação no offshore da Guiana, navega em mar azul (Foto: Divulgação SBM)
FPSO Liza Unity em operação no offshore da Guiana: ao menos dez petroleiras demonstraram interesse no leilão de blocos exploratórios promovido pelo país (Foto: Divulgação SBM)

A SBM Offshore anunciou nesta sexta-feira (13/10) que fechou contrato com a ExxonMobil para construir um FPSO para o campo de óleo e gás de Whiptail, na Guiana. É o quinto-navio plataforma construído pela empresa para a petroleira no país.

A unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência pode produzir até 250.000 barris de óleo por dia, terá capacidade de tratamento de gás associado de 15 milhões de metros cúbicos por dia e capacidade de injeção de água de 300.000 barris por dia.

O FPSO será ancorado em uma profundidade de água de cerca de 1.630 metros e poderá armazenar cerca de 2 milhões de barris de petróleo bruto.

O contrato do tipo Front End Engineering and Design (FEED) inclui o projeto, construção e instalação do navio-plataforma e a transferência da propriedade para a ExxonMobil antes do início das operações. A SBM Offshore também vai operar o FPSO por meio de seu modelo integrado de operações e manutenção.

A companhia já forneceu quatro FPSOs para a Exxon na Guiana até o momento: Liza Destiny, Liza Unity, Prosperity e ONE GUYANA.

“Estamos orgulhosos em anunciar que a ExxonMobil Guyana concedeu os contratos para um quinto FPSO da SBM Offshore em Guiana. Este projeto demonstra mais uma vez o valor que nosso programa líder de mercado Fast4Ward traz para nossos clientes e outros stakeholders, enquanto entrega energia eficiente em carbono para o mundo”, disse Bruno Chabas, CEO da SBM Offshore, em comunicado.

Mais sobre a Guiana: