BRASÍLIA – As regras da União Europeia para descarbonizar o frete marítimo começaram a valer na última semana (1º de janeiro), com a entrada em vigor do FuelEU Maritime, que determina a redução da intensidade de gases de efeito estufa (GEE) nos combustíveis que abastecem setor.
Na primeira fase, de 2025 a 2029, navios comerciais com arqueação bruta acima de 5 mil toneladas que operem em portos do bloco deverão reduzir em 2% suas emissões por consumo de combustível fóssil.
A meta é chegar a 2050 com um corte de 80% na intensidade de carbono das embarcações, por meio da migração para alternativas como biocombustíveis, GNL, amônia e metanol verdes, entre outras.
Aprovada em março de 2023, a nova regulação espera contribuir com a meta de neutralidade climática da União Europeia. Atualmente, o transporte marítimo responde por cerca de 4% das emissões do bloco.
A medida complementa um acordo, de 2022, para incluir as emissões do transporte marítimo no Sistema de Comércio de Emissões da UE (EU ETS).