Relatório mensal da Opep

Opep vê aumento da produção de petróleo do Brasil em junho e eleva projeção para o ano

Opep projeta alta de 77 mil bpd no mês, a 3,8 milhões de bpd, e oferta de combustíveis líquidos em 4,4 milhões de bpd em 2025

Fachada do edifício sede da Opep, em Viena, na Áustria (Foto Vincent Eisfeld/Wikicommons)
Fachada do edifício sede da Opep, em Viena, na Áustria (Foto Vincent Eisfeld/Wikicommons)

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) estima que a produção total de petróleo do Brasil subiu 77 mil barris por dia (bpd) em junho, a 3,8 milhões de bpd, segundo relatório mensal divulgado nesta terça-feira (12/8).

O cartel também notou aumento de 76 mil bpd na produção total de combustíveis líquidos no mês, a 4,6 milhões de bpd.

A organização cresceu a expectativa para a oferta de combustíveis líquidos do Brasil neste ano e, em 2025, o cartel prevê crescimento de cerca de 230 mil bpd, a uma média de 4,4 milhões de bpd. Para 2026, a Opep projeta aumento na oferta de 160 mil bpd, a 4,5 milhões de bpd.

Segundo o documento, a atividade agrícola e industrial saudável deverá impulsionar a demanda por petróleo na América Latina, que deverá crescer 126 mil bpd, atingindo uma média de 7,0 milhões de bpd.

No entanto, a Opep alerta que há um risco de queda associado às tarifas anunciadas pelos EUA, que “deverão ter um efeito desestimulador sobre algumas economias regionais”.

Por Isabella Pugliese Vellani

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias