Minerais críticos

MP Materials fecha parceria com EUA e Arábia Saudita para criar refinaria de terras raras

Plano é aproveitar base energética saudita para produzir óxidos para setores industrial e de defesa dos dois países

Mineradora australiana Meteoric Resources NL planeja investir R$ 1 bilhão na exploração de terras raras em Poços de Caldas, MG. Na imagem: Mineradora australiana espera investir R$ 1 bi na exploração de terras raras em MG (Foto: Khusen Rustamov/Pixabay)
Demanda por terras raras para transição energética deve crescer 40% nos próximos 20 anos (Foto: Khusen Rustamov/Pixabay)

A MP Materials anunciou, nesta quarta-feira (19/11), uma parceria com o Departamento de Guerra dos Estados Unidos e a estatal saudita Maaden para criar uma joint venture destinada a desenvolver uma refinaria de terras raras na Arábia Saudita.

Segundo a empresa, o acordo segue o quadro estratégico de cooperação firmado entre Washington e Riad nesta semana para fortalecer cadeias de suprimento de minerais críticos.

A companhia afirma que a refinaria representa “um passo crucial para reequilibrar a cadeia global de suprimento” e que o projeto está alinhado aos interesses econômicos e de segurança nacional dos EUA.

O plano é aproveitar a base energética saudita, sua infraestrutura e recursos minerais para produzir “quantidades significativas de óxidos de terras raras leves e pesadas”, destinados aos setores industrial e de defesa dos EUA, Arábia Saudita e países aliados.

O comunicado informa que o modelo societário garante supervisão americana e prevê participação de até 49% para MP e Departamento de Guerra, enquanto a Maaden ficará com ao menos 51%.

O aporte financeiro dos EUA será “sem recurso” e a MP contribuirá com sua tecnologia e capacidade de refino. A empresa acrescenta que também discute apoio à produção de imãs no país.

Por Pedro Lima

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias